Brasil

Coordenadores de saúde indígena em Mato Grosso são demitidos por Lula

Exonerações saíram em portarias nas últimas 24h, no contexto de casos severos de destruição de yanomamis

1 minuto de leitura
Coordenadores de saúde indígena em Mato Grosso são demitidos por Lula
(Foto: Reprodução/ O Globo)

Três coordenadores de saúde indígenas em Mato Grosso vinculados à Fundação Nacional do Índio (Funai) foram demitidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os nomes deles aparecem em portarias publicadas nas últimas 24 horas pelo governo federal e o contexto da exoneração é a negligência no atendimento aos yanomamis. 

Ontem (23), foi demitido o coordenador distrital de Cuiabá, Audimar Rocha dos Santos. E hoje (24), em uma lista de 43 exonerações em vários estados, foram demitidos Álvaro Luís de Carvalho, coordenador regional de Xavante, e Enoque da Silva Sampaio, coordenador regional norte. 

O Ministério da Saúde informou que as substituições fazem parte do “processo natural da transição de governo”. Estão sendo substituídos os ocupantes dos chamados cargos de confiança, politicamente ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Mas, no fim de semana, Lula esteve de visita a comunidades da etnia yanomami e disse que a situação é “alarmante”, por causa do número alta de casos de desnutrição agravada, malária e verminoses.  

Segundo a imprensa de uma comunidade de 30 mil yanomamis, cerca 1 mil foram resgatados para evitar mortes pelas doenças.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes