Como é ser uma Escola filiada à Rede PEA-UNESCO? O que muda no ensino?

Entenda o que é uma escola filiada à Rede PEA-UNESCO e como isto determina a prática educativa

O que é o PEA-UNESCO?

O Programa das Escolas Associadas (PEA) é uma iniciativa da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que atua na forma de rede, com mais de 11 mil escolas associadas, em 180 países do mundo.

Essa rede foi criada em 1953 com o objetivo de trabalhar junto com a educação, os princípios difundidos pela UNESCO, com vistas a construção de uma cultura de paz, promoção da educação para o desenvolvimento sustentável e formação para gerações mais conscientes do seu papel de protagonista da cidadania global.

As escolas associadas da UNESCO são verdadeiros laboratórios de ideias. Nelas, são promovidas abordagens de ensino onde a formação e a aprendizagem são colaborativas e a comunidade escolar atua de forma conjunta, servindo de modelo para a comunidade.

Aqui no Brasil, essa rede conta com mais de 560 escolas associadas, e em nossa capital há duas escolas que oferecem essa proposta de ensino pautado nos pilares internacionais da UNESCO, nas quais suas agendas possuem temas importantes, como os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mudanças climáticas, cultura de paz, valorização do patrimônio material e imaterial, e muitos outros.

O que muda no ensino?
Essas escolas dedicam-se à formação de cidadãos globais, ou seja, crianças mais conscientes, com pensamento crítico, preocupação com a sustentabilidade, com a fome no mundo e diversas outras questões ligadas aos princípios propostos pela UNESCO.

Elaboram anualmente um plano de trabalho de acordo com as temáticas, que seguem os seguintes eixos temáticos:

Cidadania global e cultura de paz e não-violência;
Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis;
Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e dos patrimônios culturais.

Esses princípios são incorporados aos métodos de ensino, de forma que possam ser compreendidos e vivenciados por toda a comunidade escolar.

A ideia de trabalhar em rede faz com que a escola passe a ser vista como um ambiente de interação, onde a troca e as ações coletivas acontecem de maneira efetiva e geram iniciativas capazes de transformar a educação em algo muito maior.

A educação de alta qualidade firmada em valores e virtudes da paz, é uma forma dessas escolas contribuírem na formação de crianças conscientes por um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas.

Siga Instagram @colegiounicus

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMinistro diz que novo consórcio administrará BR-163 em MT
Próximo artigoNo Dia do Comerciante, rede de atacarejo de Cuiabá e VG prepara ofertas especiais