Negócios

Com safra menor, governo de Mato Grosso vai cortar até 30% dos gastos

Governador Mauro Mendes diz que contingenciamento é para aguardar o impacto de quebra na colheita na arrecadação

1 minuto de leitura
Com safra menor, governo de Mato Grosso vai cortar até 30% dos gastos
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O governador Mauro Mendes anunciou hoje (5) corte de até 30% nos gastos do Executivo. Ele disse que as secretarias vão iniciar o ano em alerta por causa da quebra de safra no agronegócio. 

“As luzes amarelas devem estar acesas em função de uma possível quebra da nossa safra. Vamos segurar todas as áreas em determinado nível entre 20% e 30% de contingenciamento. Vamos aguardar [para ver] qual será o impacto dessa quebra [na arrecadação de impostos]”, afirmou. 

O governo já havia dito no fim do ano passado que deveria iniciar o ano com freio mais baixo nos gastos. A estimativa é que perda mais acentuada ocorra no Fethab (Fundo de Transporte e Habitação), mas ainda não há cifra estimada.  

Na época, o governo calculava colheita 10% no agro. No começo deste ano, a Aprosoja Mato Grosso divulgou estimativa de 21%, o que irá representar 9,5 milhões de toneladas a menos.  

Produtores rurais estão em negociação com os deputados de decretos e emergência para a seca. A medida os permitiria a desconsiderar algumas regras rurais, como o calendário de plantio. 

Leia também

Safra de soja em MT deve ter quebra de 21%, aponta pesquisa feita pela Aprosoja-MT

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes