Brasil

Censo: dados do IBGE mostram que Brasil tem 1,6 milhão de indígenas

Mato Grosso ocupa a sexta posição no ranking dos estados com a maior presença indígena tendo um total de 43 mil pessoas

1 minuto de leitura
Censo: dados do IBGE mostram que Brasil tem 1,6 milhão de indígenas
Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (3) que o Censo Demográfico já registrou 1.652.876 pessoas indígenas em todo o país, incluindo a coleta concluída na Terra Indígena Yanomami, dividida entre os estados de Roraima e Amazonas.

Na TI Yanomami, foram recenseadas 27.144 pessoas indígenas, sendo 16.864 em Roraima e 10.280 no Amazonas. Um total de 5.600 indígenas foram recenseados em áreas mais remotas, com apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Número pode ser maior

Ainda na pesquisa, o IBGE ressaltou que o número de indígenas registrado até o momento no país é preliminar e deverá aumentar após o tratamento estatístico posterior à coleta de dados. Os primeiros resultados definitivos estão previstos para a primeira semana de maio.

A operação contou com a participação de instituições dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos, e do governo de Roraima.

População indígena em Mato Grosso

A pesquisa mostrou também que Mato Grosso ocupa o sexto lugar entre os estados do Brasil com a maior presença de indígenas. De acordo com o censo, cerca de  42.538 mato-grossenses se declaram como indígenas.

Importância da pesquisa

O Censo Demográfico é uma importante ferramenta de coleta de informações sobre a população brasileira, incluindo dados socioeconômicos, demográficos e culturais.

O registro preciso da população indígena é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos dessas comunidades.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes