Cidades

Campeão Brasileiro de Kart, adolescente cuiabano estreia na Fórmula Delta

"Quero me profissionalizar e seguir no automobilismo para que um dia eu possa conquistar esse objetivo maior, que é ganhar a Fórmula 1”. O pai de Guilherme, o cirurgião dentista Dalter Favarete, defende que o projeto n° 1 do adolescente são os estudos, porém, afirma que, apesar da pouca idade, o piloto já deixa claro o seu sonho.

4 minutos de leitura
Campeão Brasileiro de Kart, adolescente cuiabano estreia na Fórmula Delta
(Foto: Assessoria)

O campeão brasileiro de kart na categoria júnior, Guilherme Favarete, irá correr, pela primeira vez, como piloto da Fórmula Delta, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A estreia do mato-grossense de apenas 14 anos será hoje (15) e marca sua introdução na categoria base de carros monopostos, que além de ajudar na formação profissional, tem a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Apesar de muito jovem, Favarete já passou metade da sua vida conduzindo na ponta dos dedos a sua trajetória no automobilismo brasileiro. O primeiro contato com a alta velocidade nas pistas foi ainda aos 7 anos e, desde então, ele não parou de colecionar competições e títulos em busca de consolidar uma trajetória que o conduzisse aos mais altos postos das competições superiores profissionais.

“Essa sensação de ser campeão é muito boa, mas para chegar até esse momento não é fácil. Consegui ser o melhor de kart na minha categoria e agora quero continuar me desenvolvendo e aplicando para subir os degraus e chegar ao topo da cadeia nesse ramo”, pontua o jovem, que também já foi campeão em 2018 na Copa São Paulo Light na categoria Cadete Rookie e, neste mesmo ano, do campeonato estadual.

(Foto: Assessoria)

Como concorrente na Fórmula Delta, Guilherme pretende se profissionalizar cada vez mais para competir em outras categorias do automobilismo nacional e internacional. Porém, para isso, ele está à procura de mais patrocinadores. “Estamos em busca de novos apoios para agregar. Agora que saímos do kart, são custos e valores totalmente diferentes”, esclarece o pai do piloto, Dalter Favarete.

A Fórmula Delta foi criada por apaixonados pelo automobilismo com intuito de profissionalizar jovens que já possuem carreira no kart e que querem aprimorar suas técnicas, ou seja, ela atua como uma base de formação na carreira. “Esse é um caminho muito importante que vai me ajudar a conquistar títulos inéditos. Tenho certeza de que trarei ainda muita alegria para quem ama o esporte”, diz Guilherme.

(Foto: Assessoria)

E se depender de determinação e força do adolescente, Mato Grosso deve ver sua bandeira ser levantada nos mais altos pódios mundo afora. Sua grande inspiração é nada menos que o piloto neerlandês Max Emiliano Verstappen, consagrado duas vezes campeão da F-1 (2021 e 2022) e que atualmente compete pela Red Bull Racing. O estilo agressivo nas pistas é o que une os dois.

“Quero me profissionalizar e seguir no automobilismo para que um dia eu possa conquistar esse objetivo maior, que é ganhar a Fórmula 1”. O pai de Guilherme, o cirurgião dentista Dalter Favarete, defende que o projeto n° 1 do adolescente são os estudos, porém, afirma que, apesar da pouca idade, o piloto já deixa claro o seu sonho.

“Sabemos do potencial dele e que ele tem a garra necessária. Além disso, ele tem uma rede de apoio muito boa em nós, sua família e treinadores, que serve de suporte para essa jornada”, defendeu Dalter. A entrada de Guilherme para a F-Delta, base de entrada dos carros do tipo fórmula, tendo a F-1 no topo da cadeia, já é o início do caminho para a continuidade do sonho.

“Eu vou ter um pouco mais de calma agora nesse desafio novo, pois não é como no kart. Preciso sentir primeiramente o território, estudar, para então ir com tudo de uma maneira precisa. Mas vou continuar bem agressivo e já espero ir bem nas primeiras corridas para terminar bem o campeonato e mostrar de maneira bem clara a todos o meu empenho em ser um vitorioso das pistas”, finaliza Guilherme.

(Foto: Assessoria)

Corrida

A primeira corrida de Guilherme será transmitida ao vivo neste final de semana, sendo a 1ª etapa hoje (15), às 14h horário de Brasília, e a 2ª amanhã (16), também às 14h, pelo Canal oficial da Fórmula Delta no Youtube: https://www.youtube.com/@FormulaDelta.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes