Cidades

Calor intenso: umidade do ar fica em menos de 20% e instituto emite alerta de perigo

1 minuto de leitura
Calor intenso: umidade do ar fica em menos de 20% e instituto emite alerta de perigo
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A população mato-grossense deve ficar alerta com o calor intenso que acomete as cidades do estado nesta sexta-feira (31). Isso porque a umidade relativa do ar não deve passar dos 20%, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também nesta véspera de final de semana, a temperatura máxima poderá atingir os 37º.

Um alerta publicado pelo Inmet nesta sexta-feira aponta a baixa umidade para todo o Sul e Leste de Mato Grosso, com umidade variando entre 20% e 12%. Com medidas tão baixas, o instituto classificou a exposição ao sol como “perigo”. O instituto ainda alerta para “riscos de incêndios florestais e à saúde”. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz também poderão ocorrer.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em Cuiabá, a temperatura nesta sexta-feira deve permanecer entre 23ºC e 37ºC, enquanto em Chapada dos Guimarães (60 km da Capital) os termômetros poderão marcar até 32ºC.

Em outras regiões do estado, como em Tangará da Serra (245 km ao norte), a temperatura para sexta-feira poderá chegar a 34ºC, enquanto em Rondonópolis (212 km) poderá atingir até 36ºC.

Previna-se contra a baixa umidade do ar

Para não sofrer de forma intensa com a severidade da baixa umidade em Mato Grosso, a recomendação do Inmet é a ingestão de bastante líquido, hidratação para a pele,uso de umidificador para o ambiente, além de não ser recomendada atividades físicas e a exposição solar, principalmente nos horários mais quentes do dia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes