Variedades

Buffet Leila Malouf realiza 4ª etapa do Chef de Aço e premia a criatividade na cozinha

4 minutos de leitura
Buffet Leila Malouf realiza 4ª etapa do Chef de Aço e premia a criatividade na cozinha

A pressão para avaliar a criatividade e controlar o tempo é similar a dos grandes realities gastronômicos, como o MasterChef – uma das maiores competições da América Latina – com prazo de 3 horas para entregar o prato sob a tutela da chef mor Ariani Malouf. A bancada, formada por jornalistas, empresários, clientes e chefs renomados, contou com oito jurados que pontuaram a apresentação, o paladar, a criatividade da receita e a adequação ao tema.

Criações à base de pato, vatapá, caldeirada de frutos do mar deixaram a competição acirrada com desempates de dois décimos.

Prato a base de Pancetta que classificou Flávia para próxima etapa do Chef de Aço

Com o tema “massas frescas”, o luxuoso buffet Leila Malouf promoveu na noite de terça-feira (28) a 4ª etapa da competição gastronômica Chef de Aço 2018.

Desde o início da competição realizada no Espaço Riserva, um dos seis salões do complexo do buffet,12 participantes já disputaram vagas para as próximas etapas, onde apenas cinco se classificaram. Todos levaram na bagagem a longa experiência na cozinha do restaurante Mahalo, do buffet Leila Malouf e Novo Sabor. E sob a batuta da chef Ariani Malouf, puderam se inspirar e aprimorar suas criações.

A cada etapa um tema é proposto. Nas fases anteriores o tema foi cozinha francesa, brasilidades e Copa do Mundo.

O gerente-geral da Rede Centro América de Rádio e jurado Ulisses Serotini falou sobre os pratos degustados. “Eu entendo pouco de culinária, mas entendo muito de comer! Claro que sempre têm aqueles que se destacam e mostram mais habilidades. Mas no geral todos apresentaram pratos maravilhosos”, elogiou.

Já os chefs Wanderson Medeiros – do restaurante Picuí em Alagoas -,  e Jonatas Moreira – do restaurante Castro Bistrô, em Maceió, julgaram a técnica dos pratos. “Gostei da ideia do vatapá incorporado à massa que o chef Alexandre trouxe, e já quero testar o prato no Picuí”, declarou Medeiros.

A chef Flávia Soares, responsável pelos frutos do mar da cozinha Mahalo, levou o primeiro lugar da noite, com a nota 9,45 apresentando o prato “Faggottini de Pancetta com Linguicinha artesanal”. Ofereceu a vitória à mãe Eliana e falou sobre sua inspiração. “Admiro muito o trabalho do chef Jefferson Rueda, dono do restaurante A Casa do Porco, em São Paulo”, disse. “E a Ariani trouxe boas experiências da última visita que fez ao restaurante. Foi daí que tive a sacada de fazer um prato à base de porco”.

A vencedora da 4ª etapa também falou o que pretende fazer com o prêmio caso ganhe a final. “Estou numa fase de cuidar do meu cantinho, então quero dar continuidade à reforma da minha casa”, revelou.

Tendo os participantes como pupilos, e orgulhosa por ver a evolução de cada um ao longo dos anos, a chef e empresária Ariani Malouf falou sobre a importância da competição. “Eles colocam amor no prato e isso já me faz ficar vibrando por eles. Alguns estão comigo há mais de 10 anos”.

Segundo ela, o “Chef de Aço” surgiu em 2010, inspirado em um programa de culinária que ela assistiu em um passagem pelo Canadá.

“No Brasil esse formato ainda não existia. E eu vi no projeto a oportunidade de estimular a equipe. O objetivo aqui é desafiar o melhor de cada um. Técnica, criatividade e agilidade. A motivação maior deles é a família, cada um aqui tem uma história linda e quer mostrar para os familiares o quanto é importante sua profissão e o quanto são reconhecidos pela empresa”, afirmou a empresária.

O finalista receberá a premiação de R$ 3 mil, em outubro, em um grande evento com todos os jurados que já passaram pela bancada do Buffet Leila Malouf.

Confira como ficou a competição:  

 

Classificação

Cheff

Massa

Prato

1º lugar

Flávia Táboas

Fagottini

Fagottine Pancceta com lingüiça artesanal, foundaute de queijo, creme de pimenta e chutney de abacaxi

2º lugar

Paula Assis

Ravioli

Ravioli Caldeirada al mare, tomate cassê com ervas finas e chips de banana

3º lugar

Alexandre Borges

Culurgiones

Culurgiones com vatapá de pintado, acompanhado de pupunha, maxixe, quiabo e banana da terra

4º lugar

Oziel Assunção

Bauletti

Bauletti com brandade de bacalhau, ragu de tomate e ninho de ervas crocantes

5º lugar

Tomaz Guerra

Gnocchi

Gnocchi dourado de mandioquinha com ragu de pato

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes