Política

Assembleia Legislativa: deputados estaduais são empossados e mesa diretora eleita

Cerimônia aconteceu no Teatro Zulmira Canavarros na manhã desta quarta-feira (1º)

2 minutos de leitura
Assembleia Legislativa: deputados estaduais são empossados e mesa diretora eleita
Foto: (Ednilson Aguiar/ O Livre)

Os deputados estaduais eleitos em 2022 foram empossados nesta quarta-feira (1º) em um mandato que tem validade até 2026. A cerimônia foi celebrada no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, com a presença do governador Mauro Mendes, a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Heroltides, e outras autoridades.

As posses abriram o ano de trabalho da Assembleia Legislativa. O primeiro ato dos parlamentares foi a eleição da Mesa Diretora. Como esperado, o atual presidente Eduardo Botelho (União Brasil) foi reeleito para um novo mandato. Ele recebeu os votos de 23 dos 24 deputados. Não houve concorrência ao cargo.

A quantidade de votos a favor foi superior à eleição anterior, em 2020, em um voto.

“Eu considero unanimidade, porque essa pessoa que votou ‘não’ errou. Eu assumo um novo mandato reafirmando a marca da nossa gestão, independência da Assembleia e harmonia com os outros poderes”, disse Botelho.

Segundo ele, Mato Grosso vive um “bolha de prosperidade”, na comparação ao restante. A referência é ao menor índice de desemprego no ranking nacional e crescimento da economia, quase três vezes acima da média do país.

O grupo dele tem os deputados Janaína Riva (MDB) como vice-presidente, e Max Russi (PSB) como primeiro-secretário. Os mandatos nesses cargos deles vão até o fim de 2024.

Na próxima disputa, eles não poderão concorrer aos mesmos cargos. Mas, continuam liberados a compor a direção da Assembleia.

Recado aos empossados

Na sua fala na posse, o governador disse aos deputados que ficassem alertas as decisões que eles irão tomar, nos próximos quatro anos, para manter o Mato Grosso com situação fiscal equilibrada.

“Eu lembro que 18 dos deputados que estão aqui hoje, estavam em 2019, quando tomamos para para equilibrar a receita do estado. Na próxima posse, eu não vou estar aqui, e aqueles de vocês que pretendem estar no meu lugar, fiquem atentos para manter o equilíbrio”, disse.Ao menos dois deputados estaduais disseram que cogitam concorrer a outros cargos em 2026: Janaína Riva e Max Russi.

Eles devem ser os princípios concorrer ao comando da próxima Mesa Diretora. A posição concede a exposição desejada por eles para articular as eventuais candidaturas, entre 2025 e 2026.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes