Cidades

Aprendizagem de alunos estaduais melhora, mas ainda existem problemas agravados na pandemia

Pesquisa da Seduc diz que estudantes das 7ª e 8ª séries não se desenvolvem como os demais avaliados

2 minutos de leitura
Aprendizagem de alunos estaduais melhora, mas ainda existem problemas agravados na pandemia
(Foto - Seduc-MT)

A aprendizagem dos alunos da rede estadual melhorou parcialmente no ano passado. Os alunos das séries finais do ensino fundamental não evoluíram, de acordo com a avaliação da Secretaria de Educação (Seduc). 

São alunos na 7ª e a 8ª séries que ainda lidam com problemas agravados pela suspensão das aulas no primeiro ano da pandemia do novo coronavírus (2020).  

A Seduc apresentou hoje (4) alguns dados de uma pesquisa em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o nível da aprendizagem dos estudantes na rede pública. A média geral subiu pelo segundo ano consecutivo. A nota era 5,1 no fim de 2022 e subiu para 5,5 no fechamento do ano letivo de 2023. 

Ambas são melhores do que a nota média de 4,2 de 2022, quando teve início do acompanhamento de qualidade dos estudantes e Mato Grosso estava as últimas posições do ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação). 

“No primeiro ano da pesquisa nós tivemos um crescimento de 18% e agora no fim de 2023 chegamos a 5,5, um crescimento acumulado na casa de 28%. Esses resultados são mais fortes nos primeiros anos da alfabetização e no ensino médio. 94% dos nossos estudantes realizam a avaliação digital”, afirmou a secretário de Educação, Alan Porto. 

Segundo ele, o nível de qualidade dos alunos dos anos iniciais cresceu 18% e o nível dos alunos do ensino médio, 10%. Em detrimento, os alunos do oitavo e nono anos (7ª à 8ª séries) não acompanharam a evolução do ano passado. 

“Esses alunos vieram do terceiro e quarto anos do ensino fundamental, são séries que não tiveram aula presencial [durante a pandemia]; então, elas avançaram para o quinto e sexto anos. Eles ainda recebem esse problema da pandemia”, disse. 

A estratégia da Seduc é ofertar um período de quinta aula para os estudantes atrasados em 2024 para nivelar as séries. As provas aplicadas são de proficiência básica em língua portuguesa e matemática. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes