Principal

Após reportagem, policiais apagam marcas de facções criminosas em VG

3 minutos de leitura
Após reportagem, policiais apagam marcas de facções criminosas em VG

Soldado Elias

Policiais apagam pixações

A ação foi feita um mês depois do LIVRE denunciar a presença em Várzea Grande de facções que se autodenominam “Comando Vermelho de Mato Grosso”

Começou nesta terça-feira (23), em Várzea Grande, uma ação coordenada pela Polícia Militar para “limpar” as marcas de facções criminosas em Várzea Grande. A medida foi tomada mais de um mês depois de a reportagem do LIVRE denunciar a presença de integrantes de facções criminosas na cidade, a maioria deles se autodenomima pertencentes ao Comando Vermelho de Mato Grosso, cuja sigla é “CVMT”. 

Os bairros da região do Jardim Imperial em Várzea Grande receberam o chamado “Comboio de Segurança”. Além de pintar os muros onde foram feitas pichações em referências ao Comando Vermelho, os agentes de Segurança Pública – incluindo Bombeiros e Guarda Municipal – “conscientizaram os moradores sobre a importância da participação popular na segurança”.

O comboio percorreu ruas dos bairros Jardim Imperial, Glória (I e II), Esmeralda, Mapim, Figueirinha e Vila Artur, todos em Várzea Grande. A ação só não passou pela região do São Mateus, bairro visitado pela nossa reportagem. 

O tenente Gleison Dias dos Santos, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar do Imperial, unidade responsável pelo policiamento nessa região, explicou que a proposta é estimular a comunidade a sair da zona de conforto e realizar, em sua cidade, rua, bairro ou residência, ações voltadas ao bem coletivo e que possam influenciar na melhoria da qualidade de vida e da prestação dos serviços de Segurança Pública.

Conforme o major Jean Lima, subcomandante do 4º Batalhão, a PM está unindo forças com outras instituições e a comunidade, alertando para a necessidade de ações em prol da segurança. “Inicialmente estamos apagando pichações de facções que tentam fomentar práticas criminosas nas periferias”, observou.

Para o conselheiro tutelar da região, Alciclei Santos, a união de forças é fundamental à repressão da violência e defesa de direitos, especialmente no caso de crianças e adolescentes. “É importante estarmos juntos, dando suporte e deixando claro que a comunidade pode contar com a PM e demais órgãos públicos”, destacou.

Em 2018 o “Comboio da Segurança” deverá ser estendido a todos os bairros de Várzea Grande.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes