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Após pacientes ficarem sem remédios, Farmácia de Alto Custo libera atendimento manual

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Após pacientes ficarem sem remédios, Farmácia de Alto Custo libera atendimento manual
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Um dia após a equipe do LIVRE ter acompanhado a situação de pacientes que não conseguiam retirar medicamentos por causa de um problema no sistema informatizado da Farmácia de Alto Custo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se pronunciou por meio de nota afirmando que os servidores passarão fazer o atendimento manual.

No entanto, é necessário que os pacientes agendem um horário no próprio local e apresentem o protocolo emitido na farmácia. Em caso de dúvidas, a secretaria disponibilizou um telefone para contato: (65) 3322-5509.

Sobre o sistema, a SES esclareceu que se trata de um problema de manutenção do módulo de responsabilidade do Ministério da Saúde, que já foi comunicado sobre a falha. A previsão de retorno do sistema é para a semana que vem.

Em relação às reclamações de alguns pacientes sobre a falta constante de medicamentos, em especial da insulina Glargina, a secretaria disse que o medicamento não está em falta, podendo ser retirado normalmente.

Confira na íntegra a nota:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o módulo HÓRUS de Gestão de Componente Básico da Assistência Farmacêutica, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, está inoperante desde as 09h25 desta segunda-feira (18.02).

O problema de inoperância do HÓRUS já foi comunicado ao Ministério da Saúde, responsável pela manutenção do módulo. De acordo com o Governo Federal, um novo pacote de melhorias do sistema já está sendo desenvolvido pelo DATASUS, com previsão de disponibilização efetiva para a próxima semana.

Em razão disso, e para não prejudicar os pacientes cadastrados, a SES-MT comunica que iniciou o atendimento de forma manual para os pacientes que estão com a data de retirada do medicamento agendada. Nesses casos, o paciente deverá apresentar o Protocolo da farmácia para o atendimento. Para mais informações e esclarecimentos, a Secretaria orienta o contato pelo número: (65) 33225509.

Com relação à reclamação de falta de insulina Glargina, a SES-MT declara que tal informação não procede; a insulina está disponível na Farmácia de Alto Custo.

A SES-MT ainda esclarece que não fornece ao paciente caixa de isopor por não ser um componente da Farmácia de Alto Custo. E que, quando disponível, doa o gelox na primeira vez que o paciente faz a retirada da insulina.

Ascom | SES-MT

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