Principal

Após matéria do Fantástico, menções negativas a Taques na internet superam as positivas

2 minutos de leitura
Após matéria do Fantástico, menções negativas a Taques na internet superam as positivas

As menções negativas ao governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), superaram as positivas nas redes sociais entre os dias 17 e 23 de julho. É o que mostra o levantamento feito pelo DataLivre, braço de pesquisas do LIVRE.

Ao longo desses sete dias, foram analisadas 940 menções ao governador. Dessas, 713 foram retiradas de blogs e sites de notícia e outras 228 vieram de redes sociais, entre elas o Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.

Do total analisado, 25% foram consideradas negativas, 21% positivas e 54% neutras. “Isso ocorreu devido a matéria negativa publicada pelo Fantástico, que citou que o governador teria envolvimento com a central de espionagem clandestina em Mato Grosso. A notícia foi compartilhada em sites, blogs e redes sociais”, diz trecho do estudo.

Outra fonte de menções negativas no período foram as discussões em torno da retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e também a matéria da revista Isto É, que cita o assunto.

Uma das maiores divulgadoras de menções negativas ao governador nas redes é a deputada estadual Janaína Riva (PMDB). Até a quinta-feira (26/07), por exemplo, sua publicação sobre a matéria do Fantástico teve 2.043 compartilhamentos e 2.000 curtidas.

Por outro lado, as menções consideradas positivas vieram sobretudo da agenda do governador e de declarações de apoio de aliados. Entre as principais publicações, figuram a do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) e da reunião entre Taques e os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Goiás, Marconi Perillo, ambos do PSDB.

Outro gerador de menções positivas ao governador foi a declaração do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso, Leonardo Campos, de que nada liga Taques aos grampos.

Sobre o DataLivre
O DataLivre é o braço de pesquisas do portal LIVRE e nasce como fruto da parceira entre o LIVRE e a empresa Ideia BigData. A Ideia foca sua atuação no levantamento e análise de dados presentes na internet – conhecidos como big data – e tem presença em ao menos três países. Um dos clientes da empresa é o partido Democrata norte-americano, ao qual o ex-presidente Barack Obama é filiado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes