Cidades

Apoiadores tentam salvar pré-candidatura de Lúdio a prefeito de Cuiabá

Petistas expõem divergência que mostrou os primeiros sinais de desgaste no fim do ano passado

1 minuto de leitura
Apoiadores tentam salvar pré-candidatura de Lúdio a prefeito de Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O diretório do PT em Cuiabá tenta salvar a pré-candidatura do deputado estadual Lúdio Cabral. Seus apoiadores marcaram para amanhã (8) um ato para protestar contra a tendência no partido de anular a votação em que o parlamentar foi escolhido, em dezembro do ano passado. 

O ato expõe a divergência que os filiados vivem desde o ano passado. O primeiro sinal mais evidente foi a desistência da ex-deputada federal Rosa Neide de disputar a pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. 

Nem ela, nem seus apoiadores, incluindo o presidente estadual do partido, deputado estadual Valdir Barranco, compareceu à eleição. Uma semana mais tarde, Barranco afirmou que a candidatura do PT nas capitais seria escolhida pela direção do partido. 

A resolução publicada em dezembro pela executiva nacional reforçou essa prerrogativa. O presidente municipal Bob Almeida evitou comentar o assunto, mas apostava na época que a decisão de seu diretório seria mantida. 

Lúdio Cabral tem se posicionado contra as articulações que o PT tem feito. O partido não exige ter candidatura própria em Cuiabá. Barranco já disse que eles devem acomodar aliados de Lula, se isso for pedido. 

Correndo por fora da federação (PT, PV e PCdoB), o ministro Carlos Fávaro (PSD) já aceitou apoiar Lula. Em 2022, ele, junto com PP e MDB, liderou a campanha de federação ao governo. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes