A Propósito

Apelo pela derrubada

Deputado estadual fez um apelo aos colegas para que derrubem veto do governo à isenção da energia solar

1 minuto de leitura
Apelo pela derrubada
(Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)

O deputado estadual Faissal Calil (PV) fez um apelo aos colegas de parlamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sessão da manhã desta quinta-feira (24).

Ele pede que a Casa coloque em pauta o mais rápido possível o veto do governador Mauro Mendes ao projeto de lei que isenta até 2027 o ICMS da energia solar.

O projeto foi aprovado pela ALMT por unanimidade em duas votações, mas acabou vetado pelo governador, que em sua justificativa, afirmou que o mesmo seria inconstitucional. No entanto, segundo Faissal, o projeto revogava apenas um trecho da legislação aprovada em 2019.

Faissal criticou duramente o Executivo estadual e questionou declarações feitas por integrantes do Governo, que alegam que a tributação é uma determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

“Queria pedir que a Casa colocasse na pauta o quanto antes o veto do Governo do Estado ao projeto de lei que proíbe a taxação do sol em Mato Grosso. Vi em algumas reportagens, declarações do Executivo estadual de que não era ele quem queria fazer a tributação, mas sim o Confaz. Se isso fosse verdade, Mato Grosso do Sul e Rondônia também cobrariam o ICMS sobre energia solar, mas não o fazem, mesmo a concessionária que atua em ambos sendo a mesma, a Energisa. A justificativa não se encaixa com a realidade”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes