Variedades

Antonio Del Claro é solista do concerto de domingo da Orquestra da UFMT

2 minutos de leitura
Antonio Del Claro é solista do concerto de domingo da Orquestra da UFMT

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza uma programação especial neste final de semana. Além da estreia no Brasil da peça “Concerto para violoncelo em Mi bemol maior”, de Luigi Boccherini, no domingo (1º), às 20h, os músicos farão um ensaio aberto à comunidade no sábado (30), a partir das 9h. Ambas as atividades, que compõem a agenda Cuiabá Tricentenária, acontecem no Teatro Universitário e são gratuitas.

Segundo o diretor musical e regente da Orquestra, Fabricio Carvalho, as atividades contarão com a participação especial do violoncelista Antônio Lauro Del Claro. “Além de uma carreira internacional importantíssima, reconhecida com diversos prêmios, o Del Claro é um exímio professor. Por isso estamos trazendo-o para a Universidade”, explica ele, acrescentando que o músico realizará master class com os músicos da Orquestra e da cidade durante toda a semana.

A apresentação faz parte da série “Gabriel Novis Neves”, que tem como foco a música erudita sinfônica. Sobre a peça inédita, o maestro Fabricio Carvalho afirma que a sugestão partiu de Antônio Lauro Del Claro, que a executará durante o concerto. “Luigi Boccherini foi um compositor italiano da era clássica que faleceu em 1805. No entanto, a peça que iremos apresentar só foi descoberta em Nápoles em 1986 e ela nunca foi executada no País. Será uma honra para a Orquestra estrear um concerto no Brasil de um compositor tão importante”, reforça.

O programa da apresentação de domingo contará ainda com as peças “Overture “Der Freischütz” Op. 77”, de Carl Maria Von Weber, “Poema Sonoro (Evocação das Montanhas)”, de Henrique de Curitiba Morozowicz, “Sinfonia nº 5 D.485”, de Franz Schubert. Os ingressos começarão a ser distribuídos na quarta-feira (27), na bilheteria do Teatro.

Ensaio aberto

Sobre o ensaio aberto, que acontece no sábado (30), o maestro explica que a atividade é aberta a toda a comunidade. “O ensaio vai das 9h ao meio-dia. Esse projeto tem como objetivo mostrar a todas as pessoas, sejam elas estudantes de música ou não, apresentar como funciona uma orquestra sinfônica por dentro. Nesta oportunidade, todos poderão conversar com os músicos, conhecer os instrumentos e também interagir com o Antônio Lauro Del Claro, nosso convidado especial”, destaca.

Para essa atividade não é necessária a retirada de convites antecipados e a entrada é sujeita à lotação do Teatro Universitário. A programação cultural da UFMT é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes