Bem Estar

Andador faz mal para bebês? Deputada quer proibir equipamentos no Brasil

Sociedade de Pediatria de São Paulo afirma que o andador prejudica etapas importantes do desenvolvimento, como engatinhar e equilibrar-se

2 minutos de leitura
Andador faz mal para bebês? Deputada quer proibir equipamentos no Brasil
(Foto: 근형 김 / Pexel)

Um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados quer proibir a fabricação, venda e utilização de andadores para bebês em todo o país. A exceção seria para os andadores indicados por profissionais de saúde como recurso de tecnologia assistiva ou reabilitação.

A proposta é de autoria da deputada Renata Abreu (Pode-SP). Ela argumenta que muitos médicos condenam o uso de andadores para bebês, citando entre os motivos a ausência de benefício ao desenvolvimento da criança, além dos riscos de quedas e outros acidentes.

Não há dados sobre o tema no Brasil, mas a deputada afirma que a Aliança Europeia para Segurança Infantil já fez um levamento do tipo. Segundo o estudo, cerca de 2,3 mil crianças foram hospitalizadas no Reino Unido, em 2002, em razão de acidentes com andador infantil.

bebê andando
(Foto: Greta Hoffman / Pexel)

O site Criança Segura aponta 3 motivos para você não utilizar andadores para bebês:

1. Risco de acidente

A explicação, conforme o site está na velocidade que os bebês podem atingir com o equipamento. Quanto mais rápido, piores são os resultados de quedas ou colisões. Além disso, a velocidade também pode dificultar que um adulto alcance a criança antes do acidente.

2. Desenvolvimento tardio

O site ainda sustenta que estudos já comprovaram que bebês que usam andador começam a andar mais tarde. Isso ocorre porque a criança se locomover sentada na estrutura, o que atrasa o desenvolvimento de músculos e tendões.

3. Dificuldade de supervisão de um adulto

Outro argumento listado no site é que os bebês não têm maturidade suficiente para ficarem “livres” para explorar a casa, se ainda sequer sabem andar. Com os andadores, essa liberdade poderia dificultar a supervisão de adultos sobre os passos dessas crianças.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes