Cidades

Vídeos: Abílio se irrita com deputada trans ameaçar general Heleno de prisão e acaba expulso da CPMI de 8/1

O parlamentar disse que inadmissível um “bando de esquerdistas” ameaçar o general que tanto fez pelo país.

2 minutos de leitura
Vídeos: Abílio se irrita com deputada trans ameaçar general Heleno de prisão e acaba expulso da CPMI de 8/1

O deputado Abílio Brunini (PL), foi expulso da CPMI de 8 de janeiro, hoje (26), após se irritar com uma fala da deputada federal trans Duda Salabert (PDT-MG) ameaçando o general Heleno de prisão.

A CPMI apura as invasões e depredações contra prédios dos três poderes em Brasília, em 8 de janeiro. Nesta terça, o general Augusto Heleno, que é ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo de Jair Bolsonaro, foi ouvido na condição de testemunha.

Enquanto estava com a palavra, a deputada citou a Operação Punho de Ferro, liderada por Heleno no Haiti e que, segundo ela, resultou na morte de crianças e mulheres. Salabert prosseguiu afirmando que se houvesse “justiça” no Brasil, o militar seria preso no final da CPMI.

Abílio se irritou com a fala e interrompeu. O presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), então solicitou a retirada do deputado mato-grossense e a suspensão da sessão.

Nas redes sociais, Abílio afirmou que a ameaça da deputada foi um abuso de autoridade.

“Não posso aceitar que um bando de esquerdistas ataquem a honra e a história do Gen. Heleno. Não posso ser omisso diante da injustiça. Ele foi a CPMI 8/1 na condição de testemunha, colaborando, um homem de quase 80 anos que muito já trabalhou pelo Brasil, tendo que ouvir calúnias e difamações por alguns políticos desqualificados. A lei de abuso de autoridade é clara quando a imputar falsamente crime a uma pessoa em condição de testemunha. Ameaçar que o Gen. Heleno será preso no final da CPMI, isso é inadmissível”, disse o deputado.

Veja o vídeo

Transfobia

Na mesma reunião, o general Heleno também foi acusado de cometer transfobia contra Salabert, após se referir a deputada como “senhor”.

O fato aconteceu ainda no momento em que ela citava a operação no Haiti e ele a repreendeu por fazer falsas afirmações.

“Se eu quiser, eu vou para a Justiça e processo o senhor e boto o senhor na cadeia”, disse Heleno.

Após a repercussão da fala, Duda minimizou o episódio. “A transfobia contra a minha pessoa, ela é minúscula comparada ao que ele já fez na história do Brasil”.

Veja o vídeo

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes