Cidades

VG cumpre 85% das decisões judiciais em saúde e aumenta investimentos no setor

1 minuto de leitura
VG cumpre 85% das decisões judiciais em saúde e aumenta investimentos no setor
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Várzea Grande debateu nesta semana as questões relativas à sua atuação nos últimos dois anos e estabeleceu metas para os próximos quatro anos. Das propostas contidas no Plano Municipal de Saúde e discutidas na última Conferência Municipal de Saúde, Várzea Grande cumpriu 85% do total das demandas judicializadas, sendo 60% integralmente e 25% ainda estão em andamento.

O juiz de direito, Antônio Veloso Peleja Júnior destacou que muitas vezes a judicialização de demandas na saúde acaba atrapalhando a boa condução no setor.

“Vendo pelo ângulo judiciário, a grande questão é, a partir do momento que você faz uma micro justiça em um caso individual, você retira a possibilidade do sistema macro funcionar bem, em termos de saúde, ou seja, o Estado acaba sendo obrigado a tirar de um lugar para colocar em outro, deixando de suprir por vezes necessidades de todos para suprir uma necessidade individual”.

O magistrado explica que existem diversas balizas quando se trata desse tema. Destaca que o CNJ, já está a algum tempo discutindo e disciplinando este tema e que o STF irá decidir rumos importantes a cerca de alguns temas da Saúde incluindo a judicialização.

De acordo com assessoria, a Prefeitura de Várzea Grande aplica entre 25% e 28% das Receitas Correntes na área da saúde pública de recursos municipais, bem mais do que o previsto na Legislação que é 15%, o que segundo o município possibilitou a abertura de novas unidade, como o duas UPAs e a reforma do Pronto-socorro.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes