Variedades

Tudo Sobre Mulheres: festival começa nesta quarta com filme mato-grossense e show autoral

3 minutos de leitura
Tudo Sobre Mulheres: festival começa nesta quarta com filme mato-grossense e show autoral
A Gente Nasce Só de Mãe

Dedicado ao cinema de temática feminina, o Festival Tudo Sobre Mulheres dá início à sua 6ª edição nessa quarta-feira (05), na Praça Dom Wunibaldo, em Chapada dos Guimarães. A partir das 20 horas, a programação tem início com pocket show do artista da terra Hendson Santana, que apresenta canções autorais que dialogam com o público LGBTTI+ e a temática do festival. Na primeira sessão da Mostra Competitiva, destaque para um dos representantes do Estado da mostra, o curta-metragem ‘A Gente Nasce Só de Mãe (2017)’.

[related_news ids=”86924,42969″][/related_news]

O filme dirigido pela jovem mato-grossense Caru Roelis, cineasta revelação, foi gravado em 2017, junto a outros cinco roteiros, quatro curtas-metragens e um piloto de série, produzidos pelo Box de Curtas, projeto que envolveu três produtoras e oito diretores associados, fruto da união de realizadores contemplados pelo edital da Secretaria do Estado de Cultura.

No primeiro ano de circulação em festivais, o curta-metragem chegou ao renomado Los Angeles Cine Fest, emocionando diferentes públicos com o enredo que revela a realidade de Emilly, adolescente de 17 anos que luta para viver em uma situação precária, sozinha com seus dois irmãos e o seu filho recém-nascido na periferia de Várzea Grande. A tarefa de interpretar com sensibilidade a história de um dia na vida coube à cuiabana Edilaine Duarte, cuja atuação foi coroada com o segundo lugar no prêmio de Melhor Atriz na mostra “Lugar de mulher é no cinema”, de Salvador (BA).

Bastidores de “A Gente Nasce Só de Mãe”. Foto: Divulgação

Além do mato-grossense, outros quatro recentes curtas-metragens de 20 minutos e diferentes regiões do país figuram na estreia da mostra. São eles: Um Corpo Feminino (Documentário, 2018, RS), Simbiose (Documentário, 2017, PE); A Passagem do Cometa (Ficção, 2017, SP); Impermeável Pavio Curto (Ficção, 2018, MG).

Tudo Sobre Mulheres

Após um hiato de sete anos, o Festival Tudo Sobre Mulheres volta com tudo. São 32 filmes selecionados, entre os 257 filmes inscritos, contemplando os 12 estados localizados nas cinco regiões brasileiras que disputam premiações em mostras competitivas ao longo da programação. De Mato Grosso, foram selecionados os curtas-metragens “Majur”, de Rafael Irineu e “A gente nasce só de mãe”, de Caru Roelis.

Hendson Santana abre a programação do festival com show autoral e LGBT. Foto: Dizão Fotografia

O “VI Festival Tudo Sobre Mulheres” ocorre entre 5 e 9 de setembro em Chapada dos Guimarães, com objetivo de estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina, independente do gênero dos realizadores. O evento ainda contribui com a demanda pela descentralização da produção cultural, ao sair do eixo Rio-São Paulo e levar o cinema para o interior do Brasil, Chapada dos Guimarães – patrimônio ambiental da humanidade.

Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de companhias de teatro, shows, lançamento de livros, feira de artesanato, dança e exposição de artistas locais. A programação contará ainda com oficinas, mesas de debate e rodas de conversa sobre protagonismo feminino no audiovisual.

O curso “Teoria Geral de Séries”, por exemplo, será ministrado pela roteirista Julia Priolli (FOX Brasil) e homenageia Sara Silveira, produtora dos longas “As Boas Maneiras”, “Mãe Só Há Uma”, “Ó Paí, Ó” e “Era Uma Vez Eu, Verônica”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes