Cidades

Três dicas para se preparar para a prova de título de medicina

2 minutos de leitura
Três dicas para se preparar para a prova de título de medicina
(Foto: Freepik)

O caminho para a formação em medicina é árduo e demanda tempo. São anos de estudos gerais e específicos, estágios e residências para se qualificar da melhor forma antes de atuar em uma das profissões mais gratificantes do mundo.

No Brasil, além de todo o processo de estudos, é preciso passar por uma prova de titulação em cada especialidade, atestando os conhecimentos do futuro profissional na área de atuação escolhida. Quem opta pelo segmento clínico, por exemplo, tem que fazer a prova de Título Clínica Médica, considerada uma das mais concorridas, com uma taxa de aprovação de cerca de 30%.

Ou seja, é de extrema importância se preparar para enfrentar mais esse desafio da profissão. A seguir, indicamos três dicas essenciais para esse momento:

Investir em um curso preparatório

Para organizar as informações e se capacitar da melhor forma, os estudantes e profissionais em troca de especialidade podem fazer um curso preparatório para a prova de título. Atualmente, existem boas opções que seguem as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e dispõem de conteúdos qualificados como videoaulas, apostilas e ebooks, além de simulados para treinar os conhecimentos.

O curso online da Artmed é um desses exemplos, que integra centenas de conteúdos programáticos preparados por especialistas renomados. Ao todo são 130 horas e 12 meses de acesso totalmente digital.

Se aprofundar nos principais temas

Há alguns assuntos de relevância que devem ser destacados na hora dos estudos, como anatomia, fisiologia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, anemias, doenças estomacais, neurologia, entre outros.

Vale lembrar que a prova é dividida entre fase teórica e prática, portanto, os conteúdos estudados devem levar em consideração também uma simulação de casos e atendimentos da especialidade escolhida.

Preparo emocional

Assim como se preparar com os conteúdos, é importante também trabalhar o controle emocional, evitando assim que a ansiedade ou a falta de confiança comprometam o desempenho na avaliação. Vale a pena investir em uma rotina de estudos equilibrada, valorizando tanto os estudos, quanto a saúde mental.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes