Brasil

Sem orçamento, Censo do IBGE é adiado pela segunda vez

1 minuto de leitura
Sem orçamento, Censo do IBGE é adiado pela segunda vez
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Por falta de recursos, o Censo Demográfico foi suspenso. O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (23), que o Orçamento 2021 não prevê gastos com a pesquisa realizada pelo IBGE a cada 10 anos. O orçamento foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Essa é a segunda vez que o Censo é adiado. Em 2020, a pesquisa foi suspensa por causa da pandemia. Com isso, a verba destinada ao levantamento foi usada no combate à covid-19. À época, o governo federal prometeu realizar a pesquisa este ano.

O anúncio foi feito pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. “Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano”.

Na tramitação do Orçamento no Congresso, os parlamentares já haviam cortado os valores destinados ao Censo, de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões. Agora a expectativa é de que o levantamento seja feito em 2022.

LEIA TAMBÉM

O que é o Censo?

A pesquisa coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além da contagem populacional, o Censo revela dados sobre condições de vida, por exemplo.

Essas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes