Principal

Selma condena Maurício Guimarães por desvios na Segurança Pública

2 minutos de leitura
Selma condena Maurício Guimarães por desvios na Segurança Pública

Secom-MT

Maurício Guimarães

Ex-secretário foi condenado por desvios enquanto trabalha na antiga Sejusp

A juíza Selma Rosane Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou o ex-secretário extraordinário da Copa Maurício Souza Guimarães por superfaturamento em contratos do governo. Guimarães foi condenado por desvios supostamente cometidos enquanto ocupava o cargo de coordenador financeiro da extinta Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O caso foi investigado na Operação Ação Imediata. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), Maurício Guimarães teria atuado em um esquema para fraudar contratos das empresas Braserv Locações e Serviços e Pavicon Construções com a secretaria. O MPE havia pedido a perda de função pública, o que não foi acatado por Selma – Maurício é servidor da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Além de Maurício, foram condenados os empresários Paulo Pereira Lessa, Paulo César Leão, Edson Leandro Burigo e Silvia Regina Lira de Andreato. A juíza ainda absolveu o ex-gestor público Edson Monfort de Albuquerque.

Licitações teriam sido fraudadas no âmbito da Sejusp e também da Secretaria de Estado de Administração (SAD) em 2008, na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PP). Os contratos, de acordo com o MPE, foram firmados sem o devido processo legal e tiveram a execução fraudada.

Além de utilizar informações falsas nos contratos sociais das empresas Pavicon e Braserv, o grupo é acusado de fraudar o pregão realizado pela (SAD), que contratou a Braserv para prestar serviços à Sejusp.

Outro lado

A reportagem tentou contato com Maurício Guimarães. O ex-secretário afirmou que ainda não foi notificado da decisão, mas que irá recorrer. De acordo com Guimarães, no processo “não existe materialidade” de que ele, enquanto gestor da Sejusp, tenha atuado no contrato. A defesa do ex-secretário alega que a secretaria apenas aderiu à licitação realizada pela SAD.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes