Duas rotas alternativas serão analisadas para a MT-251, para reduzir o fluxo veículos nos trechos ladeados por paredões de rocha. A primeira opção é abrir um túnel a 500 metros da rodovia, sentido Manso, e a segunda é cortar parte das rochas nas proximidades do Portão do Inferno.
“A Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) já apresenta a alternativa do túnel, que vai possibilitar também a duplicação da rodovia do trevo do Manso até chapada. O corte do morro é para que a pista seja alargada”, disse o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo.
Um grupo de autoridades públicas visitou hoje (12) pela manhã o local onde é construído barreira de contenção às rochas com risco de desmoronamento. A MT-251, estrada para Chapada dos Guimarães, está sendo interditada periodicamente desde as últimas semanas do ano passado, com liberação parcial do trânsito no sistema para e siga.
O governo diz o risco tem aumentado por causa das chuvas frequentes nos últimos dias. O geólogo da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Darlan dos Santos, diz que existem sinais reais de desabamento, mas não daria para calcular o tempo de acontecer.
“Usando todos os dados que a gente teve, informações de outros estados que fizeram o mesmo tipo de trabalho, a gente fala que está em situação de risco. [Mas] o tempo geológico é imprevisível, pode cair hoje ou daqui 30 anos”, disse.