Negócios

Ritmo de recuperação: fim de ano deve movimentar economia e gerar empregos

Confiança do empresário aumentou quase 10% em outubro. Segundo a Fecomércio, alta é puxada pelas festas de fim de ano

1 minuto de leitura
Ritmo de recuperação: fim de ano deve movimentar economia e gerar empregos
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A confiança do empresário do comércio em Cuiabá aumentou 8,2% em outubro, se comparado ao mês anterior. O indicador chegou a 120,2 pontos e é apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para a Fecomércio-MT, o índice aponta um ritmo de recuperação – com o quarto aumento consecutivo – após registrar o pior resultado da pesquisa em junho, quando somou 73,9 pontos.

E as festas de fim de ano podem ter influência nessa recuperação. Segundo o presidente da instituição, José Wenceslau de Souza Júnior, a classe empresarial tem boa expectativa com as datas festivas, como a Black Friday e o Natal.

LEIA TAMBÉM

Para suprir à demanda nas vendas de fim de ano, 83,2% das empresas pretendem aumentar o quadro de funcionários. Conforme dados da CNC, Mato Grosso deve ser o 12º Estado com maior número de contratação de funcionários, com 1,3 mil novas vagas.

No total, a entidade estima a contratação de 70,7 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento sazonal das vendas. Apesar do respiro, o número é 19,7% menor que  os postos de trabalho temporário criados no ano passado.

Das 181 empresas entrevistadas em Cuiabá, 86,9% indicam boa expectativa na economia e 90,4% têm boa expectativa para o setor a curto prazo. E os empresários estão investindo no clima de recuperação: indicador que monitora o investimento das empresas apresentou crescimento de 5,1% em outubro.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes