Ritmo de recuperação: fim de ano deve movimentar economia e gerar empregos

Confiança do empresário aumentou quase 10% em outubro. Segundo a Fecomércio, alta é puxada pelas festas de fim de ano

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A confiança do empresário do comércio em Cuiabá aumentou 8,2% em outubro, se comparado ao mês anterior. O indicador chegou a 120,2 pontos e é apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para a Fecomércio-MT, o índice aponta um ritmo de recuperação – com o quarto aumento consecutivo – após registrar o pior resultado da pesquisa em junho, quando somou 73,9 pontos.

E as festas de fim de ano podem ter influência nessa recuperação. Segundo o presidente da instituição, José Wenceslau de Souza Júnior, a classe empresarial tem boa expectativa com as datas festivas, como a Black Friday e o Natal.

LEIA TAMBÉM

Para suprir à demanda nas vendas de fim de ano, 83,2% das empresas pretendem aumentar o quadro de funcionários. Conforme dados da CNC, Mato Grosso deve ser o 12º Estado com maior número de contratação de funcionários, com 1,3 mil novas vagas.

No total, a entidade estima a contratação de 70,7 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento sazonal das vendas. Apesar do respiro, o número é 19,7% menor que  os postos de trabalho temporário criados no ano passado.

Das 181 empresas entrevistadas em Cuiabá, 86,9% indicam boa expectativa na economia e 90,4% têm boa expectativa para o setor a curto prazo. E os empresários estão investindo no clima de recuperação: indicador que monitora o investimento das empresas apresentou crescimento de 5,1% em outubro.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJustiça condena duas vezes o mesmo candidato por propagandas ilegais na Internet
Próximo artigoEm Sergipe, candidato a vereador é preso com R$ 15 mil na cueca