Colunas & Blogs

Resultados positivos e negativos

Aprender a olhar o lado bom das coisas pode propiciar um ambiente mental favorável

3 minutos de leitura
Resultados positivos e negativos
(Foto: reprodução)

Todos nós trabalhamos e estudamos para fazer o melhor possível em todas as áreas de nossas vidas e, assim, alcançar resultados positivos.

Ninguém estuda para ser reprovado no concurso público, pelo contrário, a dedicação e o esmero dedicados, durante o percurso, é visando alcançar o melhor resultado possível, todavia, nem sempre os resultados positivos chegam, principalmente a curto e a médio prazo, mas é claro que isso sofrerá variações a depender de cada indivíduo.

Todos nós estamos capacitados para resultados positivos. Temos que reiterar em nossa mente que o resultado do trabalho e da dedicação nos estudos nem sempre virá no nosso tempo, por isso, é necessário ter paciência e tranquilidade para aguardar o tempo do tão sonhado resultado positivo, isto é, ser aprovado no concurso. Mesmo que pareça que os resultados nunca cheguem em nossas vidas, o melhor a fazer é continuar estudando, sem desanimar.

Todos nós estamos sujeitos a resultados negativos. Infelizmente essa é uma realidade, contudo, temos que ter ciência dessa situação, a fim de evitar que aconteça o resultado negativo. Na maioria das vezes, a concorrência de um concurso público é altíssima. A quantidade de vagas disponíveis é muito inferior à quantidade de concurseiros. Independente do seu esforço nos estudos, haverá sempre alguém que estudou mais que você. Mesmo se preparando adequadamente, no dia da prova, pode ser que você não esteja bem emocionalmente. Por isso, a boa notícia, para todos os exemplos negativos, é que só você tem a chance de olhar para os resultados negativos e analisar os pontos a serem melhorados para o próximo concurso, já que é nesses momentos que crescemos enquanto seres humanos.

Como podemos manter o foco, mesmo na derrota? Estar próximo de pessoas que foram reprovadas e depois foram aprovadas; estudar com mais força e energia; concentrar-se em coisas boas e positivas; se organizar ainda mais nos estudos; rever a metodologia de estudos; saber que isso ocorre com todos os concurseiros; nenhuma prova é igual a outra, assim, a derrota em uma prova pode ser a vitória em outra; faça uma autoavaliação e uma reflexão dos resultados; descanse por até três dias; aprenda com a reprovação e mantenha a motivação.

Assim como o sol nasce para os bons, também nasce para os maus, em outras palavras, não é apenas de esforço que virá a aprovação no concurso, existe uma infinidade de questões acessórias que interferem na aprovação. Alguns exemplos: tempo de dedicação aos estudos, qualidade do estudo, atrito familiar, situação financeira, situação física, mental, emocional e espiritual, qualidade do sono, ansiedade e estresse, enfim. Há variáveis que podem interferir no resultado final.

Tendo ciência de que os resultados ruins fazem parte do seu amadurecimento como pessoa e como concurseiro, saiba que nesta caminhada estamos sujeitos a todos os tipos de dissabores e fracassos, porém, o importante é saber que você pode se manter firme e lutar todos os dias para reverter esse cenário, portanto, continue a caminhada.

Jamais desista dos seus sonhos! Se quiser ser aprovado em concurso, tenha ciência de que, mesmo não sendo aprovado no início, ainda assim haverá outra oportunidade, o importante é não desanimar, manter-se firme que logo a sua hora, o seu momento e a sua conquista chegarão.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência emocional” e “Manual do Concurseiro”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes