Bombou na web

Ressaca fica cada vez mais forte com o passar da idade, diz pesquisa

Corpo tende a responder com menor velocidade na recuperação dos sintomas indesejados

1 minuto de leitura
Ressaca fica cada vez mais forte com o passar da idade, diz pesquisa

Você já deve ter percebido que, conforme os anos passam, a disposição biológica do seu corpo tende a ser mais frágil. Logo, alguns sintomas que passavam com maior facilidade na juventude, logo passam a durar mais.

Um desses sintomas que se fortalece é justamente a famigerada “ressaca”. Confusão mental, náuseas, vômito, respiração irregular, palidez, hipotermia e dificuldade de concentração são alguns dos sinais mais óbvios que você sofre com a bebedeira em excesso da noite anterior.

Alguns fatores podem agravá-la, como beber de estômago vazio, usar drogas e dormir pouco depois da noitada. Quando uma pessoa começa a demorar mais tempo para se recuperar de uma ressaca do que em ocasiões anteriores, é sinal de que aquela quantidade de álcool é cada vez menos tolerada pelo organismo, como explicou o psiquiatra especialista em dependência química Leonardo Moreira ao blog do Ministério da Saúde.

Uma pesquisa britânica mostra que, à medida que envelhecemos, o metabolismo desacelera, e o acúmulo de gordura corporal inibe as enzimas que quebram o álcool no estômago, potencializando seus efeitos nocivos no corpo.

Além disso, o fígado também diminui a velocidade de funcionamento com o passar dos anos, se tornando menos eficaz em processar e “filtrar” a quantidade de álcool ingerido no organismo. Foi o que mostrou uma pesquisa sul-coreana feita com ratos, que indicou ainda uma relação das fortes ressacas com as variações de peso ao longo dos anos.

Logo, novamente o conselho é válido, não só nesse final de ano com tantas festas, a moderação é sempre recomendada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes