Cidades

Bombeiros monitoram incêndios via satélite; 77 servidores atuam em 3 principais focos

Além dos focos no Pantanal da região de Cáceres, um novo grande foco foi registrado na estrada do Manso em Cuiabá.

3 minutos de leitura
Bombeiros monitoram incêndios via satélite; 77 servidores atuam em 3 principais focos

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate três incêndios florestais em Cáceres e Cuiabá hoje (4).

Em Cuiabá, um incêndio está sendo combatido desde a noite de quarta-feira (03.07) na região do Morro São Jerônimo, na divisa com a área federal do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegaram a iniciar o trabalho de rescaldo na manhã desta quinta-feira, mas novos pontos de incêndio foram detectados durante a tarde e o trabalho foi intensificado com o envio de mais uma equipe.

Outras duas equipes também estão combatendo um incêndio na Rodovia do Manso, próximo ao Aqua Parque.

Já no incêndio em Cáceres, na região de Porto Conceição, as equipes continuam divididas às margens do Rio Paraguai. Além do combate direto onde há acesso, os militares trabalham na construção de aceiros e usam uma aeronave para despejo de água, com o objetivo de evitar a propagação do fogo.

Estrutura

Somente no Pantanal, autam 43 bombeiros, seis servidores do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), oito servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e quatro servidores da Defesa Civil do Estado.

Este efetivo conta com o apoio de um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões auto tanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá-carregadeira e um trator.

Além disso, participam também das ações brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e membros da Marinha.

Já em Cuiabá são 15 militares do Corpo de Bombeiros em ação.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado, via satélite, para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

O Corpo de Bombeiros já extinguiu dois incêndios florestais: um em Chapada dos Guimarães e outro na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 39 focos de calor nesta quinta-feira (04.07), conforme última checagem, às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 16 se concentram na Amazônia, 15 no Pantanal e 8 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes