Carregando...
Cidades

Preso por corrupção, Mauro Savi “coleciona” seis pedidos de liberdade negados pela Justiça

Foto de Victor Cabral
Victor Cabral

O deputado estadual Mauro Savi (DEM), que está preso no Centro de Custódia de Cuiabá desde maio deste ano, tem “colecionado” pedidos de liberdade negados pela Justiça: já são seis até a manhã desta quarta-feira (1º).

O pedido de habeas corpus negado mais recentemente é do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso, no entanto, vai ser analisado pela relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, da Sexta Turma do STJ.

Prestes a completar três meses de prisão, mais precisamente em 9 de agosto, o parlamentar teve o primeiro pedido de soltura negado pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Zuquim, que decretou a prisão de Savi, sendo que posteriormente o habeas corpus foi negado em decisão de mérito pelo Pleno.

O deputado estadual também já teve outras duas decisões liminares desfavoráveis no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou contra o pedido de soltura de Savi protocolado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso no STF. A reclamação também está sob a relatoria da ministra Rosa Weber.

No parecer, a procuradora citou o que classificou como “alarmante grau de comprometimento” de deputados estaduais em investigações e processos criminais e disse que o Legislativo Estadual ignorou a gravidade dos crimes cometidos por Savi, bem como agiu manifestamente na defesa da pessoa e não das prerrogativas do cargo.

Ainda há um pedido da defesa de Savi para estender efeitos do HC que mandou libertar o empresário José Kobori, o único alvo da Bereré que foi solto até momento.

O esquema

A suposta organização criminosa, da qual Kobori faria parte, seria responsável por desvios da ordem de R$ 30 milhões em um contrato mantido pela empresa com o Detran. O contrato está atualmente suspenso.

Savi é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de liderar um esquema de corrupção no Detran e a defesa de Kobori afirma que o empresário não faria parte do grupo, além de que não haveria provas de sua participação e que os valores recebidos teriam comprovação por meio de notas fiscais e declarações ao Fisco.

Como diretor da EIG Mercados, Kobori teria atuado junto dos primos do governador Pedro Taques, o ex-secretário-chefe da Casa Civil Paulo Taques e de seu irmão, o advogado Pedro Jorge Zamar Taques, para continuidade do contrato da empresa com o Detran no governo atual. Para isto, Paulo Taques teria recebido R$ 2,6 milhões, que teriam sido pagos por meio de um “bônus” pago pela EIG a Kobori.

Mesmo preso, Savi tem pré-candidatura registrada

O presidente regional do DEM, o deputado federal Fábio Garcia, registrou em cartório a pré-candidatura do deputado estadual Mauro Savi. O documento deve ser usado pela defesa de Savi para tentar tirá-lo da cadeia.

No registro, feito nesta terça-feira (31), Fábio Garcia destacou que a candidatura de Savi ainda precisa ser confirmada na convenção partidária, marcada para sábado (4), no ginásio Dom Aquino, em Cuiabá.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Após confissão, policiais encontram tonéis com quase 170 tabletes de maconha enterrados em VG

Setor de inteligência monitorou trio em área de mata fechada. Um dos suspeitos decidiu colaborar e apontou o local exato do esconderijo para as viaturas
Geral

Governo entra na fase final das obras do novo MT Hemocentro e Cermac; veja o que falta

Unidades especializadas ganham espaços modernos com mais de 5,8 mil metros quadrados. Previsão é dar mais agilidade e segurança aos pacientes do SUS
Geral

Sedec mapeia demandas de 12 regiões turísticas de MT para destravar novos investimentos

Oficina na FIT Pantanal reuniu representantes municipais para criar um catálogo de projetos estratégicos. Foco é estruturar o turismo fora da capital
Opinião

Dia Mundial do Meio Ambiente: proteger a natureza também é proteger direitos

Meio ambiente e segurança jurídica: a importancia de agir com responsabilidade e dentro da lei