Principal

Prefeitura de Cuiabá diz que não há ilegalidade e que legislação permite dispensa de licitação

2 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá diz que não há ilegalidade e que legislação permite dispensa de licitação

Ednilson Aguiar/O Livre

Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá alega que nenhuma irregularidade foi identificada nos contratos firmados pela gestão Emanuel Pinheiro. Em nota, encaminhada na tarde desta terça-feira (17), a Prefeitura destaca que a legislação estabelece diversas modalidades para aquisição de produtos, serviços e outros bens, e que precisa dar continuidade aos serviços para garantir o atendimento à população.

Na manhã de hoje, dados apresentados pelo Observatório Social mostraram que desde o início do ano foram gastos cerca de R$ 700 milhões com serviços e produtos adquiridos pela Prefeitura. Entretanto, menos de 10% foram contratados por meio de processos licitatórios.

Do total de contratos firmados pela gestão peemedebista, 200 correspondem a adesões a compras realizadas em outras cidades do país ao passo que somente 10 licitações próprias foram realizadas até agora.

Segundo a Prefeitura, isso ocorre pois foram renovados contratos já existentes e devido aos mecanismos de adesão em atas de registro de preços. O que, segundo a nota, “não deixa de ser uma licitação”. Há ainda, conforme o executivo municipal, casos essenciais e especiais que a legislação permite a dispensa de licitação.

Ainda conforme a nota, todos os processos estão publicados no Portal Transparência. “Tanto que Cuiabá conquistou, este ano, o título de Capital Mais Transparente do Brasil, segundo a Escala Brasil Transparente, realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União”, diz trecho.

Por fim, o executivo municipal ressalta que as informações citadas também podem ser solicitadas por oficio à gestão, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes