Variedades

Policiais militares apresentam produção científica em seminário na sexta

4 minutos de leitura
Policiais militares apresentam produção científica em seminário na sexta
(Teatro Zulmira Canavarros)

Com programação que se estende ao público em geral, a Polícia Militar de Mato Grosso realiza na próxima sexta-feira (29) mostras dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por policiais, no âmbito da segurança pública. O Seminário “Ciência e Pesquisa na PMMT: uma interface com a Educação e a Mostra Cientifica”, ocorre das 8h às 18h, no Teatro Zulmira Canavarros.

No evento que está com inscrições abertas, haverá ainda, uma mostra de painéis científicos da Academia de Polícia Militar Costa Verde e cerimônia de encerramento do 3º estágio de Qualificação e Atualização das Praças da PMMT. Para participar, basta realizar inscrição em formulário pela internet. E no dia do evento, basta levar 1 kg de alimento não-perecível que será doado à Casa Assistencial Abrigo Bom Jesus em Cuiabá, via Sala da Mulher, da Assembleia Legislativa.

De acordo com o assessor de Ciência e Pesquisa da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar de Mato Grosso, Laudicério Machado, as pesquisas apresentadas no Seminário, foram realizadas por policiais militares em seus mestrados e doutorados.

“A Diretoria de Ensino é responsável por trata com assuntos correlatos à área de ensino na Instituição e tem o escopo realizar e apoiar as pesquisas fomentadas no âmbito da Instituição policial ou correlatas a problemas que direta ou indiretamente afetem a organização policial militar, sempre alinhadas às questões de segurança pública”, explica. A coordenadora do Centro de Pesquisa da PMMT, é a mestra tenente coronel, Leonel Machado

Segundo ele, quando o policial militar se dedica a pesquisas científicas ele também dialoga com a sociedade e ajuda a desenvolver políticas públicas voltadas à segurança pública. “Bem como nas áreas da polícia ostensiva, nossa missão constitucional”.

A primeira palestra será da tenente coronel da PM, Fernanda Machado, que é mestra em educação pela UFMT. Com levantamento feito na Academia de Polícia Militar, ela delineia o perfil destes alunos. A palestra de Fernanda será mediada pela coronel da PM, Adriana de Souza Metello, que é mestra em Psicanálise, pela Universidade Mackenzie.

Na sequência, o coronel da PM e doutor em sociologia pela UFRGS, Edson Benedito Rondon Filho, fala sobre a importância da Produção Científica para o Desenvolvimento Organizacional, apresentando a Revista Científica Homens do Mato. A mediação é de Laudicério Machado, que é doutor em administração pela Unimep.

O próximo tema, é a formação do Policial Militar de Mato Grosso, a partir de uma análise do currículo escolar no curso de formação de oficiais sobre a temática indígena. O palestrante é o tenente coronel Benedito Lauro da Silva, que é mestre em Educação pela UFMT. Ele conta com a moderação da tenente coronel da PM, Diva Maria de Oliveira Mainardi, doutora em Educação pela Unimep.

Na sequência, é a polícia comunitária em Mato Grosso que entra no foco da discussão. O palestrante tenente coronel, Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, que é mestre em Sociologia pela UFMT, fala da tensão entre Estado e Sociedade. O coronel Clarindo Alves de Castro, mestre em Educação pela UFMT, faz a mediação.

Logo, é a vez do palestrante major Gabriel Rodrigues Leal, doutor em Educação pela PUC-SP, falar sobre “Fundamentos filosóficos, políticos e educativos da polícia: da sensação de segurança à instituição policial. A palestra será mediada pelo tenente coronel, James Jácio Ferreira, mestre em Educação pela UFMT.

Por fim, o cabo da PM, mestre em Física e doutorando em Física, pela UFMT, Josemy Brito da Silva, fala sobre o âmbito das apreensões de entorpecentes ao apresentar o estudo “Espectroscopias Raman, Infravermelho e Técnicas Termoanalíticas em Amostras de Entorpecentes: Aplicações na Área de Segurança Pública”. A moderação é da soldado da PM, Leislhe Patrícia Rodrigues de Souza, que é mestranda em Física pela UFMT.

Encerrando o evento, uma solenidade marcará o fim do 3º Estágio de Qualificação de Sargentos, Cabos e Estágio de Atualização de Sargento, sendo estes pré-requisitos para a promoção profissional, atualizando conhecimentos, bem como alinhando novas diretrizes de atuação. Este estágio que fora dividido em seis ciclos com uma média de 160 militares matriculados em cada um deles, teve ao todo, 956 convocados, sendo destes 694 cabos, 280 3º sargento e 42, segundo sargentos, ainda, 93 voluntários, totalizando 1.109 militares envolvidos.

Confira a programação completa

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes