Cidades

PF deflagra operação contra novas supostas fraudes na Saúde de Cuiabá

Investigados teriam usado o regime de urgência aberto para serviços públicos na pandemia para avançar esquema de subcontratação

1 minuto de leitura
PF deflagra operação contra novas supostas fraudes na Saúde de Cuiabá
(Foto: PFMT)

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (30) a Operação Curare, para desarticular uma organização criminosa investigada por fraudes a contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos a título supostamente indenizatório, sem licitação. 

A atuação do grupo se concentra na prestação de serviços especializados em Cuiabá, especialmente em relação ao gerenciamento de leitos de unidade de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de pacientes da covid-19.  

Conforme a PF, empresas investigadas fornecem orçamentos de suporte em simulacros de procedimentos de compra emergencial como se fossem concorrentes.  

Contudo, a investigação demonstrou a existência de subcontratações entre as pessoas jurídicas, que, em alguns casos, não passam de sociedades empresariais de fachada. Entre 2019 e 2021, as empresas teriam recebido R$ 100 milhões do município. 

As contratações emergenciais e os pagamentos “indenizatórios” abarcam serviços variados como a realização de plantões médicos, disponibilização de profissionais de saúde, sobreaviso de especialidades médicas, comodato de equipamentos de diagnóstico por imagem, transporte de pacientes, etc.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes