Às vésperas da Black Friday, o faturamento de pequenos e médios lojistas com o e-commerce chegou a R$ 238 milhões. O montante representa um crescimento de 22% na comparação entre outubro deste ano e do ano passado (R$ 195 milhões).
Cerca de 4,1 milhões de produtos foram vendidos e o ticket médio chegou a R$ 253,14.
Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 100 mil lojas cadastradas.
A estratégia de promover um “aquecimento” para a Black Friday é uma boa pedida para pequenos e médios empresários que não querer disputar com os grandes varejistas a atenção dos clientes, explica Luiz Natal, gerente de E-commerce e Desenvolvimento da plataforma.
“Neste ano, muitos lojistas estão adiantando ações, e 18% programaram promoções para todo o mês de novembro”, ele diz.
Ranking nacional
O ranking dos Estados que mais faturaram no país neste mês, segundo a plataforma, é liderado por São Paulo (R$ 116,5 milhões), seguido de Minas Gerais (R$ 25,2 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 17,2 milhões).
Entretanto, Goiás e Santa Catarina tiveram um crescimento percentual de faturamento acima da média nacional, com 68% e 37% respectivamente.
Formas de pagamento
Os dados ainda mostram que o Pix segue em crescimento no país. Em outubro de 2021, a solução correspondeu a apenas 8% dos pagamentos, enquanto no mesmo período deste ano chegou a 26%.
No entanto, o cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento mais escolhido pelos consumidores, representando 52% dos pedidos.
Produtos mais comprados
Entre os segmentos de maior destaque, Moda liderou as vendas no mês, chegando a R$ 89,2 milhões. Em seguida aparecem:
- Saúde & Beleza – R$ 18,6 milhões
- Acessórios – R$ 17,5 milhões
(Da Assessoria)