A Propósito

Paralisação descartada

INSS descarta paralisação das atividades, a partir desta quarta-feira (7), por questões orçamentárias

1 minuto de leitura
Paralisação descartada
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Previdência e o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) negaram que as atividades serão paralisadas a partir desta quarta-feira (7) em todo o país. Conforme os órgãos, o atendimento ao público está mantido.

Conforme notícias que circulam na internet, a partir de amanhã, as unidades do INSS suspenderiam o trabalho por conta de um corte no orçamento. A informação, inclusive, teria sido repassada ao Ministério da Economia, em que teria havido a sinalização de dificuldade de manter as atividades sem recursos.

O Ministério da Economia, por sua vez, definiu a situação orçamentária e financeira neste fim de ano como desafiadora. Isso porque, ao longo de 2022, houve um incremento atípico e acima do esperado das despesas obrigatórias com benefícios previdenciários.

“No total, houve um aumento da projeção para despesas com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) (não computadas sentenças judiciais), entre a Lei Orçamentária de 2022 e a última avaliação bimestral de despesas, de R$ 9,2 bilhões na ótica financeira e de R$ 13 bilhões na ótica orçamentária”, pontuou em nota divulgada nessa segunda-feira (5).

Todavia, o governo federal afirma que estão assegurados os pagamentos de todas as despesas obrigatórias, tais como aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS, benefícios assistenciais como o BPC e o Auxílio Brasil, Seguro Desemprego, a folha dos servidores públicos, dentre outras.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes