Cidades

OAB pede que AL investigue Cattani por quebra de decoro por comparar mulheres a vacas

A entidade também pediu que Cattani seja afastado temporariamente da função de presidente da Comissão de Direitos Humanos

2 minutos de leitura
OAB pede que AL investigue Cattani por quebra de decoro por comparar mulheres a vacas
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) pediu que a Assembleia Legislativa investigue o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) por quebra de decoro.

A OBA entendeu que Catttani “passou os limites legais”, no direito de manifestar opiniões, ao comparar a gestação das mulheres à das vacas. O pedido foi entregue hoje (31) à presidente em exercício, Janaína Riva (MDB).

“O parlamentar passou os limites legais. Vemos o aumento da intensidade nos vídeos que ele divulgou seguidamente no tratamento do assunto. A comparação foi a mesma coisa de colocar um boneco de macaco no estádio de futebol para representar jogador negro”, disse a advogada Gláucia Amaral, presidente da Comissão da Mulher, na Ordem.

A OAB-MT também pediu que Cattani seja afastado da função de presidente da Comissão de Direitos Humanos enquanto o processo por quebra de decoro parlamentar estiver em andamento.

O caso

A polêmica em torno de Gilberto Cattani começou há três semanas. Ele comparou uma mulher grávida a uma vaca prenha, durante um reunião parlamentar.

Estava sendo debatido a legalidade ou não do aborto. Para expressar a sua opinião contrária, Cattani disse que a gestação da vaca não é interrompida na fase embrionária. Na gestação da mulher seria usada a justificativa de “feto” para o interrompimento.

“Toda vez que o touro enxerta a vaca no cio, dentro do útero da vaca tem um bezerro. Assim é também com uma mulher. É inadmissível que as pessoas tratem como um amontoado de células. As pessoas chamam de feto para não falar que é uma criança”, disse.

A fala do deputado repercutiu mal e, para tentar amenizar sua opinião, postou em redes sociais um vídeo de sua esposa mugindo, ao lado de si próprio. Depois, pediu desculpas às vacas pela comparação com as mulheres.

Cattani não falou com a imprensa hoje ao ser abordado na Assembleia, para comentar a repercussão da situação, por duas ocasiões.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes