Principal

Museu a céu aberto: Cuiabá ganha novas obras de arte urbanas

3 minutos de leitura
Museu a céu aberto: Cuiabá ganha novas obras de arte urbanas

Ednilson Aguiar/Olivre

viaduto da UFMT

Viadulto da UFMT começou a ser pintado na última sexta-feira (26)

Quem passou pela rotatória do Viaduto Jornalista Clóvis Roberto, mais conhecido como viaduto da UFMT, se deparou com “obras” diferentes nessa quinta-feira (29) – as de arte. Já o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ganhou mais alguns grafites para a composição que estampa o muro do ginásio da instituição.

“A ideia é dar mais vida, alegria e cor para esse espaço que estava morto, além de valorizar a região com todo esse movimento que ela tem”, afirmou Fred Hortelli Fogaça. O artista coordena as pinturas que começaram a ser realizadas nas colunas da rotatória que divide o Córrego do Barbado e o Shopping Três Américas, sustentando o viaduto.

Ednilson Aguiar/Olivre

viaduto da UFMT

As colunas devem contar com a mão de obra de sete artistas, seus diferentes estilos e temáticas

Segundo ele, a intervenção é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que convidou artistas plásticos para compor a obra de paisagismo, recentemente realizada no local. O resultado deve ser semelhante ao realizado no Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, e pode ganhar ainda esculturas do artista que representarão a fauna do pantanal.

As pinturas começaram a ser feitas na última sexta-feira (26) e devem ficar prontas até a próxima semana. “Ontem fizemos até churrasco aqui”, conta Fogaça. Serão 23 colunas coloridas por sete artistas regionais de diferentes estilos e técnicas, dos mais tradicionais aos mais modernos. “Isso aí tem que acontecer, o custo é barato e a cidade fica mais bonita”, ressalta.

Ednilson Aguiar/Olivre

Grafite no IFMT

Gora, Moret e Presto estamparam o muro do IFMT por iniciativa própria

Na Avenida Marechal Deodoro a história é diferente. “A tinta é nossa e a gente faz porque a gente gosta”, afirma André Gorayeb, o Gorá. Junto aos amigos artistas, Presto e Moret, aproveitaram o fim de semana e a abertura da administração do IFMT para preencher o muro do ginásio.

“Estes a gente fez porque teve vontade. Nem prefeitura, nem governo ajudaram não”, garante. O muro já enche os olhos de quem passa na região pela quantidade de cor que o local ganhou após o projeto de pintura do ponto de ônibus, o edital de grafite da SEC e as constantes iniciativas independentes.

“Como o colégio já tinha liberado, as vezes a gente vai lá pintar. E lá é de boa, a gente pode levar a galera que quer aprender que a polícia não incomoda e é tranquilo”, completa Gorá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes