Principal

MT terá rede de Internet das Coisas para o Agro

3 minutos de leitura
MT terá rede de Internet das Coisas para o Agro

A WND Brasil – rede pública que está disponível em mais de 100 cidades brasileiras – lança na próxima quinta-feira (26), uma nova rede para conectividade dedicada à Internet das Coisas (IoT) voltada exclusivamente para o agronegócio. A rede vai beneficiar os municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Cáceres, Sinop e Nova Mutum e tende a ser ampliada em breve.

A Internet das Coisas, em resumo, é uma extensão da Internet atual, que proporciona aos objetos do dia-a-dia, mas com capacidade computacional e de comunicação, se conectarem à Internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita o controle de objetos de forma remota. Um exemplo disso, é o acesso remoto ao controle da tv ou ar-condicionado ou ainda sensores utilizados no campo – mesmo distante de casa.

No país, a rede da WND Brasil atende a mais de 80 milhões de pessoas e pode ser acessada por qualquer dispositivo com chip Sigfox – uma tecnologia de baixo custo de conexão, baixo consumo de energia e longo alcance. Três importantes itens para que seja possível a implantação massiva de soluções de internet das coisas em diversos setores da economia.

O lançamento da rede será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), a partir das 8 horas. Para participar, basta fazer a inscrição aqui. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26.

Rede dedicada ao Agro

Na ocasião, também está marcado o encontro “Internet das Coisas de Baixo Custo: uma nova rede para revolucionar o agro brasileiro”. O evento é organizado pela WND Brasil e Sistema Famato, com apoio da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas.

O encontro irá debater os benefícios que aplicações de IoT (Internet das Coisas) podem trazer para o mundo do agronegócio. A programação inclui palestras do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da ABINC e uma exposição sobre a rede da WND em todo o país e, em particular, em Mato Grosso.

Além disso, haverá debates que reunirão especialistas técnicos e representantes de empresas que já possuem soluções em áreas do agronegócio. As empresas confirmadas são: CPqD, Agrosmart, Hensys, Google Dev Group (Cuiabá), Logicalis, Agrusdata e Solinftec.

Para o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, investir em inovação ajuda o produtor rural a controlar os riscos de sua produção e aumenta o número de informações sobre sua propriedade. “É uma estratégia para aumentar a lucratividade”, pontua.

Confira a programação:

8h às 8h30 – Recepção e Credenciamento
8h30 às 8h45 – Abertura
8h45 às 9h – A importância da Internet das Coisas (IoT) para o Agro Brasileiro – ABINC
9h às 9h30 – Uma nova Rede IoT para o Agro Brasileiro – WND
9h30 às 9h45 – Use Cases de agronegócio no mundo – SIGFOX
9h45 às 10h45 – Painel: A tecnologia no ambiente do agronegócio
10h45 às 11h15 – Coffee Break
11h15 às 11h45 – Os benefícios do IoT para o Agro Brasileiro – IMEA/AgriHub
11h45 às 12h45 – Painel: Business Model de IoT para o Agro Brasileiro
12h45 às 13h – Encerramento
13h às 14h – Confraternização

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes