Thinkstock

milho.jpg

O jornal Valor Econômico trouxe esta semana uma matéria sobre os constantes investimentos feitos em etanol de milho no Estado. A maior parte da produção ainda vai para a exportação, mas grandes indústrias e investidores estrangeiros estão – aos poucos, mas de forma crescente – verticalizando a produção.

Conforme a publicação, até 2019 um bilhão de litros deverão ser produzidos no Centro-Oeste do país, o que daria para atender quase um mês da demanda interna por etanol hidratado, aquele utilizado diretamente nos tanques dos veículos.

Só neste ano ao menos seis usinas do gênero deverão ser construídas ou ampliadas, cujos investimentos chegam a R$ 2 bilhões. Quando todas estiverem operando a pleno vapor, sua demanda por milho deverá superar as 3 milhões de toneladas por ano, ou cerca de 6% da safra do Centro-Oeste. Atualmente, a demanda interna para as usinas é de aproximadamente 1 milhão de toneladas – 2% da oferta da região.

Um dos projetos mais adiantados está em Sinop (MT), onde a paraguaia Inpasa está investindo R$ 500 milhões em uma unidade já anunciada pelo governador Pedro Taques como a maior usina de etanol de milho do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes