Leis e Justiça

MPE diz que cobrança do IPTU em Cuiabá é “inviável” e pede cancelamento à Justiça

Procurador-geral Deosdete Cruz Junior diz que reajuste até 1.000% gera "apropriação injusta" do patrimônio

2 minutos de leitura
MPE diz que cobrança do IPTU em Cuiabá é “inviável” e pede cancelamento à Justiça

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) pediu que a Justiça cancele o reajuste do IPTU aprovado em Cuiabá, ano passado. O procurador-geral Deosdete Cruz Júnior diz que o modelo em vigor incapacita os contribuintes de quitar a dívida. 

O IPTU é um imposto que cada cidadão paga ao município pela sua casa ou pela propriedade de um imóvel comercial. No fim de 2022, a Prefeitura de Cuiabá enviou para a Câmara dos Vereadores um projeto de lei que atualiza 11 anos na tabela de preços. 

O acumulo de tempo fará o preço variar até 1.000% de um ano para outro. A nova tabela já foi sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e deve começar a ser cobrada no próximo mês. 

LEIA TAMBÉM

O procurador-geral Deosdete Cruz Junior diz que a escalada dos preços vai comprometer a capacidade financeira de os contribuintes quitarem a dívida, isso tornaria a cobrança inconstitucional. 

“Nos moldes em que se encontra, a norma viola os princípios da vedação ao confisco e da capacidade contributiva. Por exemplo, no bairro Morada do Ouro, o valor unitário do  na Avenida Oátomo Canavarros passou de R$ 100 para R$ 380, configurando um aumento repentino de 380%”, diz. 

Os preços que serão cobrados pela prefeitura são medidos por uma planta genérica de imóveis. Ela dá uma média de quanto vale o m² de imóveis. São levados em conta critérios como proximidade ao centro urbano, prestação de serviços de água e esgoto, asfalto e iluminação pública. 

O MP ingressou na Justiça uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI). A justificativa usada contra o novo IPTU é de “injusta apropriação pelo estado do patrimônio” e “insuportabilidade da carga tributária”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes