Brasil

Ministro Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves

O deputado tucano era investigado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na estatal subsidiária da Eletrobras

1 minuto de leitura
Ministro Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves

No fim dessa segunda-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes arquivou o inquérito que investigava o deputado federal Aécio Neves (PSDB) pelo envolvimento no desvio de verbas em Furnas, estatal subsidiária da Eletrobras.

O tucano era investigado desde 2016 por supostamente ter recebido propina de Dimas Toledo, ex-diretor da estatal. O inquérito foi instaurado após delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT).

Na decisão, Gilmar Mendes argumentou que a investigação não conseguiu encontrar provas que sustentassem as acusações. O ministro ainda afirmou que o inquérito foi baseado apenas “em depoimentos indiretos, ou seja, ‘por ouvir dizer’“.

Em nota, a defesa de Aécio afirma que a decisão do ministro teria sido “correta” e defendeu que o tucano teria sido vítima de uma armação arquitetada por opositores.

“E mais uma demonstração dos abusos de que o hoje deputado Aécio Neves foi vítima”, diz o documento.

O inquérito ainda pode ser reaberto uma terceira vez no futuro, caso novas provas contra o parlamentar sejam encontradas por investigações paralelas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes