Cidades

Mais presos da PCE estão sendo transferidos nesta terça

2 minutos de leitura
Mais presos da PCE estão sendo transferidos nesta terça

As Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) estão realizando nesta terça-feira (27) a segunda operação para a remoção de presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Segundo a assessoria, por questão de segurança, detalhes sobre as transferências serão divulgados somente ao final da ação.

Porém, um servidor penitenciário disse ao LIVRE, que ao menos 80 presos foram transferidos nesta terça-feira (27), sendo 30 para Tangará da Serra e 50 para Rondonópolis. Com as transferências, o clima da Penitenciária Central do Estado estaria começando a acalmar.

A operação é conduzida por equipes de agentes penitenciários do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e de unidades prisionais.

A Polícia Militar está dando apoio junto com o Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e a equipe da Perícia Oficial Técnica (Politec), na parte da criminalística, caso tenha alguma intercorrência.

Transferências

Uma primeira transferência de presos custodiados na PCE para outras unidades do Sistema Penitenciário estadual foi realizada no último sábado (24).

A transferência não foi bem aceita pelos familiares dos detentos, que realizaram protestos na porta do presídio, no dia da realocação, e nessa segunda-feira (26) nas ruas do Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Em investigações, a Polícia Civil identificou presos que ordenaram ataques ocorridos nas últimas semanas contra servidores do Sistema Penitenciário, após a realização de ações da Sejudh e Sesp no combate ao crime organizado, dentro e fora das unidades prisionais.

A Sejudh está tratando com o Departamento Penitenciário Nacional para novas solicitações de transferência de presos do estado para unidades federais de segurança máxima, já que o requisito principal é ameaça à ordem pública ou pertencer a organização criminosa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes