Cidades

Vídeos mostram presos sendo transferidos da PCE sob protestos e forte esquema de segurança

2 minutos de leitura
Vídeos mostram presos sendo transferidos da PCE sob protestos e forte esquema de segurança

Dois ônibus deixaram a Penitenciária Central do Estado (PCE), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, por volta das 12h30 deste sábado (24), levando detentos para outras unidades prisionais. Vídeos mostram o momento da saída dos veículos, sob um forte aparato de segurança, que contou inclusive com helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A ação foi marcada também por protestos de familiares de presos, que tiveram as visitas suspensas. Nas gravações, é possível ouvir pessoas do lado de fora do presídio gritando “Fora, diretor”.

YouTube video

A ação teve participação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema penitenciário, da Polícia Militar e outras unidades do sistema de segurança pública de Mato Grosso.  Eles estariam sendo levados para unidades prisionais onde há bloqueadores de sinal de celular.

Morte no presídio

Na terça-feira (20), um detento morreu durante um motim nos raios 3 e 4 do presídio. Ele teria sido atingido por um tiro disparado por agentes penitenciários. A rebelião teve participação de cerca de 800 detentos, e ocorreu horas depois de os agentes penitenciários terem recolhido diversos objetos em uma ampla revista na unidade, entre eles drogas e 78 celulares, além de água, ventiladores e aparelhos de TV.

A Sejudh e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) emitiram nota conjunta sobre a transferência dos detentos. O número de presos transferidos será confirmado somente ao fim da operação, depois que eles chegarem ao destino. Leia na íntegra:

Nota à imprensa

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos  (Sejudh) realizaram neste sábado (24.03) uma operação para a transferência de presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Detalhes sobre as transferências, por questão de segurança, serão divulgados apenas após o final da operação. 

A visita aos presos naquela unidade prisional foi suspensa temporariamente por questões técnicas e administrativas.

A Polícia Militar está dando apoio na operação, bem como o Corpo de Bombeiros, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Grupo de Operações Especiais (GOE),o Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e a Perícia Oficial Técnica (Politec), na parte da criminalística, caso tenha alguma intercorrência.

YouTube video

 

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes