Principal

Mais de 8 milhões de celulares estão bloqueados no Brasil

2 minutos de leitura
Mais de 8 milhões de celulares estão bloqueados no Brasil

Valter Campanato/Agência Brasil

Celular

 

Mais de oito milhões de telefones celulares foram bloqueados no Brasil até maio deste ano. É o que mostra o último levantamento do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi), no qual 8,3 milhões de aparelhos foram desabilitados. Os dados foram divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil).

O Cadastro foi criado há 17 anos pelas operadoras para impedir que celulares roubados, furtados, perdidos ou extraviados pudessem continuar funcionando e evitar o comércio ilegal, evitando que eles sejam comercializados de forma ilegal, seja no Brasil ou no exterior.

Os 8,3 milhõs se referem à quantidade de IMEIs, o número de identificação exclusivo dos aparelhos, que funcionam como uma impressão digital. O código pode ser encontrado na caixa do celular, junto com o número de série, ou quando o usuário digita *#06# no aparelho. Quando o consumidor perde ou tem o celular roubado ele deve informar a operadora e solicitar o bloqueio do aparelho, para que ele possa ficar impedido de utilizar linhas de celular e internet móvel. Em caso de recuperação do aparelho, o cidadão pode solicitar o desbloqueio na operadora, desde que prove que aquele celular é realmente dele, apresentando uma nota fiscal de compra, por exemplo.

Os IMEIs de aparelhos bloqueados são registrados pelas operadoras e órgãos de segurança pública em um banco de dados. A pessoa que por acaso tenha comprado um celular que já foi usado e que não esteja funcionando de forma correta pode verificar se o aparelho está bloqueado pelo site https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes