Principal

Mago das cacheadas dá dicas para as mulheres libertarem os cachos

7 minutos de leitura
Mago das cacheadas dá dicas para as mulheres libertarem os cachos

É nítida a invasão dos cachos na televisão, passarelas, capas de revista e redes sociais. Os cabelos crespos e cacheados estão com tudo mesmo. Diferentemente da moda do permanente da década de 80, essa onda tem mais a ver com libertação do que com uma tendência passageira. Se você também quer aposentar a chapinha e o alisamento dos fios, confira as dicas que o “mago” das cacheadas Wilson Eliodório trouxe durante o ProBeleza deste ano.

Beauty artist de diversas famosas como Taís Araújo, Juliana Alves, Cris Vianna, Maria Fernanda Cândido, Sheron Menezzes, entre outras cacheadas celebridades, Eliodório encerrou o palco do evento, na tarde de terça-feira (24), em Cuiabá, e apresentou ao vivo estilos de cortes para cabelos crespos e cacheados, como fazer a famosa fitagem nos fios, truques para auxiliar no controle de volume e frizz.

Assessoria ProBeleza

Wilson Eliodorio ProBeleza

O mantra da hidratação
“Hidratação, hidratação, hidratação”. É quase um mantra entoado por Eliodório. O segredo para se ter cabelos crespos e cacheados exige uma rotina de cuidados na qual a nutrição dos fios é a essência. “O que eu mais ouço é reclamação em relação ao volume e à falta de controle do cabelo. A regra é: quanto mais hidratação melhor: além de ajudar a ‘domar a juba’, também auxilia o cabelo a crescer. Não aguento quando elas chegam me falando que o cabelo não cresce… claro!, se você não der comida pra ele, não vai crescer nunca”.

Bomba hidrante: misture uma colher generosa de óleo de coco extravirgem ou azeite no seu creme hidrante, vai potencializar ainda mais os efeitos.

No poo e low poo
Você já leu isso em algum rótulo de produto de beleza e ficou curiosa? “No poo” é sem shampoo e, “low poo”, é menos shampoo. “O shampoo é quase como um detergente de lavar louças; ele lava e tira toda a gordura, inclusive quela que é boa e que o seu cabelo cacheado ou crespo precisa. Algumas mulheres, por tratarem seus cabelos por toda uma vida como um cabelo liso, não se adaptam ao no poo 100%. E também têm alguns cabelos que são cacheados, mas que precisam de alguma quantidade de shampoo, pois são cabelos com mais propensão à oleosidade, mas não àquele produto tradicional que usávamos antigamente”.

Por isso, para quem quer cabelos nutridos, Wilson explica o passo-a-passo para limpeza dos fios: um dia antes de lavar o cabelo, aplique um óleo de tratamento no comprimento e ponta dos fios, sem necessidade de aplicar no couro cabeludo. Se o cabelo estiver muito ressecado na raiz, pode aplicar, mas sem chegar ao couro cabeludo. Pode ser óleo de coco, ou azeite extravirgem de oliva. Depois, penteie ou escove o cabelo com uma escova estilo raquete. “Esse óleo aplicado nos fios vai se misturar com a oleosidade natural do couro cabeludo, soltando a ‘gordura’ que está no couro cabeludo. Eu digo sempre: gordura tira gordura”.

Durma com o cabelo ‘besuntado’. Já no banho, molhe bastante os fios, aplique um condicionador em toda a extensão dos fios, excluindo o couro cabeludo também – o famoso co-wash (lavagem do cabelo sem shampoo, usando apenas condicionador). Mas para quem vai adotar a técnica é importante conferir se os produtos são liberados, ou seja, sem petrolatos e sulfatos na composição.

Parafina, vaselina, óleo mineral são alguns exemplos de petrolatos. Já os sulfatos são os responsáveis por fazer aquele “espumão” no shampoo. Esses produtos impedem que outros tratamentos penetrem no fio, deixando o cabelo sem brilho, ressecado.

Depois, é só retirar tudo com bastante água. “Se você quiser usar um shampoo pode, mas somente no couro cabeludo, aplicando de forma suave e fazendo movimentos rotatórios na cabeça. O segredo é proteger os fios, iniciando a pré-lavagem com o óleo, depois aplicando o condicionador”.

Fitagem
Depois dos fios limpos, é hora de finalizar. É nessa etapa que as mulheres cacheadas ou crespas tremem na base. Eliodório desmistifica isso e ensina a domar a juba. “O creme de pentear é o grande protagonista. É ele quem vai ajudar na definição dos cachos. E não precisa ser aquele creme caro, importado: há ótimos produtos em farmácias e supermercados, marcas nacionais”.

Aplique o creme mecha por mecha. O ideal é separar o cabelo em mechas finas e ir aplicando o produto. Depois, é só amassar as mechas de baixo para cima. Repita o procedimento por todo o cabelo e deixe secar naturalmenteou. Use um secador com difusor. Anote a dica de ouro do cabeleireiro: “bata” o cabelo antes de secar, ajude a deixar os cachos soltos e definidos depois de secos. Para agregar peso e resistência, aplique gel somente nas pontas.

Corte ideal
Quem esteve no palco do ProBeleza pôde conferir ao vivo como o “mago” das cacheadas faz seus famosos cortes. “O corte em camadas é o que garante leveza e dá aquele efeito ‘nuvem’ nos cabelos cacheados e crespos”. Eliodório faz os cortes a seco, cacho por cacho.

Pode pintar?
Quem tem cabelos crespos ou cacheados também pode aplicar tintura. Eliodório explica ainda que isso ajuda, inclusive, a “desmaiar” o cabelo, referindo-se ao controle de volume. “Eu gosto de colocar um pouco de óleo vegetal na mistura”.

Brazilian Curly Hair
Acostumado a viajar em busca de referências e novidades, Wilson Eliodório afirmou que o estilo brasileiro tem conquistado a cabeça das gringas. “É muito comum você encontrar anúncios do brazilian curly hair nos EUA, por exemplo. As americanas estão usando apliques e perucas no estilo dos nossos cabelos cacheados e crespos, tamanho o sucesso das nossas mulheres”.

Empoderamento
Mais do que o lado estético, assumir o cabelo crespo ou cacheado tem a ver também com autoconhecimento. Responsável pela mudança do visual da atriz Taís Araújo, Wilson Eliodório conta que a experiência com ela auxiliou outras mulheres a também fazerem a transição do cabelo alisado para o natural.

“A Taís, até por conta da sua profissão, muda muito o cabelo, mas teve um dia que eu cheguei nela e disse: chega, seu cabelo não aguenta mais. A partir daí ela ‘comprou’ a ideia de voltar a usar o cabelo crespo”. Além dela, a internet está recheada de youtubers e blogueiras assumindo e incentivando a libertação dos cachos.

“A indústria de cosméticos e a própria mídia passaram anos forçando a mulher que tem cabelos crespos ou cacheados a se enquadrar num estilo que não é o dela. Dizendo que ela tinha que seguir uma herança de uma cultura europeia. Quando você mostra que pode ser linda com seu próprio cabelo, é como uma ‘libertação’ mesmo. As meninas de hoje em dia podem andar com seus cabelões lindos, soltos, sem aquela pressão de antes, sem ouvir frases do tipo ‘vai prender esse cabelo’. E também não há nenhum problema em preferir alisar o cabelo, você pode ser o que quiser e usar o que quiser, mas desde que você não o faça pra tentar se enquadrar em algum padrão. Depois de se conhecer, você passa a encarar tudo de forma mais leve e feliz”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes