Cidades

Juíza Graciema de Caravellas toma posse como desembargadora do TJMT

Ela recordou os desafios que enfrentou ao longo de 26 anos de magistratura.

2 minutos de leitura
Juíza Graciema de Caravellas toma posse como desembargadora do TJMT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizou, na manhã de hoje (27), a sessão solene de posse da juíza de Direito Graciema Ribeiro de Caravellas no cargo de desembargadora. Ela foi eleita por unanimidade pelo Pleno em sessão administrativa, que ocorreu na tarde de quinta-feira (26), pelo critério de antiguidade.

A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, deu início à cerimônia, que contou ainda com a participação dos demais membros da Corte, autoridades, familiares e amigos da empossada, magistrados e servidores e público em geral.

A até então empossada foi conduzida ao Plenário pelos desembargadores Orlando de Almeida Perri e Maria Aparecida Ferreira Fago, respectivamente, o mais antigo e a mais recente membros da Corte estadual. Graciema Ribeiro de Caravellas prestou juramento e, em seguida, a diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, fez a leitura do termo de posse, que foi assinado pela presidente e pela nova desembargadora. Seguindo o rito processual, Clarice Claudino leu o documento e o oficial de justiça vestiu a vestes talares em Caravellas, que recebeu das mãos da presidente sua nova carteira funcional. Ela também foi condecorada com o colar do mérito judiciário, sendo muito aplaudida por todos.

Pronunciamento da empossada

Em seu pronunciamento, a desembargadora Graciema Ribeiro de Caravellas recordou os desafios que enfrentou ao longo de 26 anos de magistratura, destacando pontos históricos que testemunhou em cada uma das seis comarcas por onde passou, começando pela comarca de Pontes e Lacerda. “A partir de então é que pude me conscientizar sobre o quão difícil, apesar de nobre, é o exercício da magistratura, em especial na comarca, na época considerada de difícil provimento dadas as suas peculiaridades (notadamente o alto e diversificado índice de criminalidade que a assolava), instalada há apenas um ano e ainda precária de recursos físicos e de pessoal, quando nosso meio de comunicação oficial com o Tribunal de Justiça ainda era o Telex”, recordou.

Currículo da desembargadora

Graciema Ribeiro de Caravellas nasceu em 11 de janeiro de 1949, em Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais. Viúva, Graciema Ribeiro de Caravellas tomou posse como juíza substituta em 04 de dezembro de 1986, na Comarca de Pontes e Lacerda, sendo nomeada ao cargo de Juíza de Direito em 16 de janeiro de 1994.

Atualmente integra a Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo, tendo atuado também nas Comarcas de Rondonópolis, Pedra Preta, Diamantino e Cuiabá. Na Capital, desempenhou a função de juíza titular da Vara Especializada da Infância e Juventude, titular da Primeira Vara Cível de Cuiabá, e da Segunda, Terceira, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava Varas Criminais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes