Cuiabá

IPTU: saiba como idosos podem conseguir a isenção

Benefício é concedido para quem tem renda familiar de até 3 salários mínimos

1 minuto de leitura
IPTU: saiba como idosos podem conseguir a isenção
(Foto: Prefeitura de Cuiabá/Divulgação)

Desde 1997, os idosos e aposentados podem ser isentos do Imposto Predial Urbano (IPTU) em Cuiabá, porém, o benefício ainda gera dúvida entre os contribuintes. As principais são sobre os critérios de concessão.

O primeiro deles é ter renda familiar mensal de, no máximo, três salários mínimos. E vale lembrar que a renda familiar é a somatória dos ganhos do idoso e do companheiro ou companheira, caso haja.

Quando fazer o cadastro?

Para o IPTU de 2021, o pedido de isenção deve ser realizado na Prefeitura de Cuiabá até o dia 30 de julho. E, para quem já se cadastrou em 2020, haverá a prorrogação automática do registro até 2023.

Que tipo de imóvel pode ser cadastrado?

A isenção vale apenas para o imóvel residencial que esteja no nome do idoso solicitante. E as regras ainda determinam que ele precisa morar na casa. Sendo assim, as unidades que forem para locação não têm o direito, já que o beneficiário não é o locatário.

Em caso de falecimento, a lei permite que a viúva ou viúvo continuem a receber o benefício.

Onde procuro mais informações?

Quem ainda estiver com dúvidas e quiser mais esclarecimentos pode se dirigir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte – CIAC, situado à Rua Barão de Melgaço, 3814, Centro Norte, Cuiabá – MT, ao lado da Energisa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes