Principal

Guillermo del Toro é acusado de plágio por filme “A Forma da Água”

4 minutos de leitura
Guillermo del Toro é acusado de plágio por filme “A Forma da Água”

Fox Searchlight / Reprodução

Shape of Water 2

Bastidores da produção “A Forma da Água”. O filme concorre a 13 Oscars em 2018

David Zindel, filho do dramaturgo norte-americano Paul Zindel, veio a público com alegações de que “The Shape of Water”, o último filme do diretor Guillermo del Toro, foi inspirado numa peça do pai sem que esta tenha sido referida nos créditos do longa. Em declarações ao jornal The Guardian, David Zindel, que é também responsável pelos direitos da obra de seu pai (vencedor do Pulitzer), disse estar “chocado” por um grande estúdio ter feito “um filme tão obviamente inspirado no trabalho do meu falecido pai sem que ninguém o reconheça ou nos tenha vindo pedir autorização”.

“The Shape of Water”, de Guillermo del Toro, tem sido um dos favoritos desta temporada de premiações. O filme arrecadou o maior número de nomeações para os Globos de Ouro, ficou na linha da frente nos Critics’ Choice Awards e é um dos favoritos aos BAFTA do Reino Unido. Se tudo isso não fosse suficiente, o filme foi indicado a 13 Óscars incluindo o de “Melhor Roteiro Original”, de “Melhor Filme” e de “Melhor Diretor”.

The Shape of Water

Quadro faz comparação entre as duas obras.


Na trama em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos e as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos da década de 60, Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga ela recorre a um vizinho (Richard Jenkins) e à colega de trabalho Zelda (Octavia Spencer).

David acredita que o enredo do filme — assinado por del Toro e Vanessa Taylor — é semelhante ao da peça Let Me Hear You Whisper. Originalmente publicada em 1974 e mais tarde adaptada para a televisão, Let Me Hear You Whisper também fala sobre uma empregada de limpeza num laboratório de investigação que se torna próxima de um golfinho que é alvo de misteriosas experiências científicas. “Muitas pessoas vieram comentar com a gente que ficaram impressionadas com as substanciais semelhanças. Nós somos muito gratos aos fãs de Paul Zindel por chamar nossa atenção sobre o caso”. afirma David.

Shape of Water 3

Mais um comparativo entre as obras.

Já o estúdio Fox Searchlight, que produziu o longa “A Forma da Água”, negou as acusações de plágio, alegando que Del Toro nunca assistiu, leu ou teve qualquer contato com a obra de Zindel. “O Sr. del Toro tem uma carreira de 25 anos durante a qual fez dez longa-metragens e sempre foi bem aberto ao comentar suas influências. Se a família Zindel tiver qualquer dúvida sobre este trabalho original, nós estamos abertos a conversar com eles”, disse o estúdio em nota.

Em uma entrevista recente ao Los Angeles Times, o realizador mexicano explicou que “The Shape of Water” foi inspirado no filme “Criatura da Lagoa Negra” lançado em 1954, que viu pela primeira vez quando ainda era uma criança. “Tenho aquele filme na cabeça desde que tinha seis anos. Não a sua história, mas a sua ideia”, disse ao jornal. “Pensei: ‘Isto é a coisa mais poética que vou ver na vida’. Fiquei impressionado pela beleza daquilo.”

Esta não é a primeira alegação de plágio em relação a “The Shape of Water”. No início do mês, surgiram nas redes sociais comparações entre o filme de del Toro e a produção holandesa “The Space Between Us”. Escrito e realizado por um aluno da Academia de Cinema da Holanda (NFA), Marc Nollkaemper, o filme também conta a história de uma empregada de limpeza que se apaixona por uma criatura marítima, semelhante a um homem, que se encontra presa num laboratório. No final, tenta salvá-lo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes