Cidades

Gripe H3N2 chega em Cuiabá e três casos são detectados

Secretaria de Saúde do Município afirma que cenário não caracteriza surto da doença e reforça que o médico deve ser procurado assim que aparecer qualquer sintoma

2 minutos de leitura
Gripe H3N2 chega em Cuiabá e três casos são detectados
Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

A Secretaria Municipal de Saúde da Capital confirmou que três pessoas foram positivadas para o tipo de gripe Influenza A-H3N2 neste mês. A Pasta esclarece que esse cenário ainda não configura um surto da doença.

O comunicado foi feito nesta sexta-feira (17) e o Município reforça que, em relação à Influenza, independente se do tipo H1N1, H3N2 ou Influenza B, a notificação é obrigatória, conforme determinação do Ministério da Saúde.

A diretriz ministerial pontua que quando o paciente apresenta sintomas como alteração de saturação ou dificuldade respiratória, é feita a notificação e depois os exames para confirmar as causas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Desde o começo da pandemia de covid-19, todos os casos foram vinculados à notificação da covid-19, pelo fato de ambos se tratarem de SRAG”, frisa a SMS em nota.

Com relação aos quadros positivados, não foram divulgadas mais informações quanto ao estado de saúde dessas pessoas.

A SMS informa ainda que observou um aumento da procura de pacientes com síndromes gripais nas unidades de saúde, mas ressalta que a grande maioria desses casos são de síndromes gripais não graves, que não são de notificação compulsória.

A Pasta destaca também que o trabalho de prevenção à gripe é feito através da campanha de vacinação, realizada nas unidades básicas de saúde, que já ultrapassou 75% do público-alvo.

Os  cuidados a serem adotados para prevenir os vírus do tipo Influenza são os mesmos já intensamente divulgados quanto à covid-19, como etiqueta respiratória, lavagem constante das mãos e distanciamento social.

Em caso de sintomas, a Secretaria orienta pela procura de atendimento médico para avaliação, tratamento e notificação.

LEIA TAMBÉM

Influenza: cobertura vacinal em MT está em 64,5%

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes