Cidades

Influenza: cobertura vacinal em MT está em 64,5%

Idosos e crianças se destacam como os grupos prioritários com maior índice de vacinação; Dentre os municípios, cidades do interior estão em ritmo mais acelerado do que a Capital

3 minutos de leitura
Influenza: cobertura vacinal em MT está em 64,5%
(Divulgação)

Ainda em meio a campanha de imunização contra a Influenza, Mato Grosso está com a cobertura vacinal em 64,5%.

Dentre os principais grupos que têm recebido o imunizante estão os idosos e as crianças. No caso das pessoas acima de 60 anos, a imunização está em mais de 95%.

Já são quase quatro meses de mobilização em prol da imunização em um ano no qual não há registros da doença.

Processo de imunização

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde foram distribuídas distribuídas 1.470.000 doses de vacina contra a influenza aos 141 municípios. A meta é imunizar ao menos 1.218.864 pessoas, ou seja, 83% do público alvo.

Conforme o monitoramento do Ministério da Saúde, as cidades do interior do Estado são as que apresentam os melhores índices de imunização.

(Foto: O LIVRE)
(Foto: O LIVRE)

A Capital ainda tem um longo caminho a ser percorrido nesse processo de vacinação de todos os grupos prioritários. Até agora, mais de 145 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe, o que dá em torno de 65% de cobertura vacinal, em relação às 220 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Podem se vacinar as pessoas a partir dos 6 meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde alerta apenas para quem se imunizou contra a covid-19. Nesse caso é preciso esperar um intervalo de 15 dias entre as aplicações dos imunizantes.

Em Cuiabá, dentre as 107 unidades básicas de saúde, não estão aplicando a vacina da influenza os postos de saúde da família (PSF) que atendem os pacientes com covid-19. São eles: o PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.

Rede particular

O imunizante contra a influenza pode ser encontrado também na rede privada. A Unimed Cuiabá, por exemplo, é um dos locais que disponibiliza a vacina para venda.

A cooperativa informa que nos últimos meses registrou uma baixa procura pela vacina. Até o mês de julho foram aplicadas 17 mil doses.

Conforme a rede privada essa queda na busca pela imunização se deve pela preocupação de confrontar as doses da vacina da gripe com a da covid-19.

A partir de setembro, a Unimed Cuiabá deve disponibilizar o imunizante para o público em geral, em campanha com preços promocionais.

Atualmente, o preço de mercado varia entre R$ 70 e R$ 100, a depender do laboratório fabricante.

Queda nos casos

(Foto: O LIVRE)

A queda nos casos é bastante esperada pelos profissionais que trabalham com esse tipo de infecções e epidemiologia porque houve o isolamento social.

“Com a chegada da pandemia do coronavírus houve uma diminuição na aglomeração, muitas pessoas foram para home office, as escolas fecharam. Então, sobrou pouco espaço para esses vírus respiratórios”, explica a médica infectologista do Hospital Universitário Júlio Müller Danyenne Rejane de Assis.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes