Principal

Governo adia demolição de casas da Ilha da Banana

2 minutos de leitura
Governo adia demolição de casas da Ilha da Banana

O governo estadual decidiu adiar a demolição dos imóveis da Ilha da Banana, região localizada no Centro de Cuiabá que está no meio do caminho do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A demolição de 11 casas estava prevista para começar no domingo (9).

A decisão atende ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) com base em informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de que o Estado não teria apresentado todos os documentos indispensáveis à aprovação da demolição.

Segundo o Iphan, ainda estão pendentes documentos que comprovam a propriedade de alguns imóveis, assim como também não foram apresentadas as complementações de projetos referentes a proposta da revitalização do local. 

O MPF quer esclarecer se a área no entorno do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá, onde será implantado o VLT e também a revitalização do Largo do Rosário, é patrimônio cultural que merece proteção. O Largo fica no entorno da Ilha da Banana.

Além disso, os peritos também irão avaliar se a implantação do VLT poderá colocar em risco a integridade física dos bens tombados na região, por causa das escavações e fundações necessárias para a execução das obras.

A empresa cuiabana Material Forte Incorporadora Ldta, vencedora do pregão eletrônico de registro de preços realizado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) em março, será a responsável pela derrubada dos imóveis em todo o entorno do VLT – são 199 no total. O custo das operações é de R$ 4,02 milhões.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes