Variedades

Geleia artesanal: empresária cria sabores inusitados e sugere em que receitas usá-los

4 minutos de leitura
Geleia artesanal: empresária cria sabores inusitados e sugere em que receitas usá-los

Até pouco tempo elas ocupavam o papel de meras coadjuvantes. Utilizadas em pães, torradas, panquecas e waffles no café da manhã, começaram a surgir em receitas de burgers, como as de pimenta e damasco, que costumam realçar o sabor da carne.

Mas as geleias, no que depender dos esforços da administradora de empresas Mônica Moraes, que abandonou tudo para investir na produção artesanal de sabores tradicionais e inusitados, vão ganhar ainda mais espaço. Especialmente na mesa do mato-grossense.

A paulista, que há quatro meses está morando em Rondonópolis (200 km de Cuiabá), criou a Santa Úrsula, e já começa a vender seus produtos em três pontos na cidade. Suas geleias e conservas são vendidas na Frutaria Goiânia, Empório da Farinha Produtos Naturais e Empório Vila Bela. Realizando os primeiros contatos em Cuiabá, logo os consumidores locais terão acesso ao produto.

“Mas também tenho trabalhado com encomendas, basta solicitar via Instagram ou por WhatsApp. Mas iniciei contato com lojas e padarias dedicadas à venda de produtos artesanais em Cuiabá e espero que elas passem a ser comercializadas em breve, na capital”, anuncia.

Muito além do café da manhã

A empreendedora acredita no potencial que as geleias têm de incrementar cafés, pratos principais e sobremesas. E ressalta que elas podem dar aquele toque a mais em receitas à base de peixe, carnes vermelhas e brancas, saladas, além de servir de cobertura de sorvetes e bolos e também amenizam o azedo de iogurtes naturais.

“Elas estão incorporadas à gastronomia de países europeus e costumam figurar na mesa dos americanos. Mas o mercado começa a se ampliar no Brasil. E em Mato Grosso, a aceitação tem sido muito boa”, se anima.

A geleia também faz frente aos doces industrializados, como uma opção muito mais saudável de doce. “Utilizou frutas frescas e com esmero no processo de produção, ela dura bastante”, diz Mônica.

Além de fazer vários cursos sobre o assunto, ela se lançou em uma imersão em um centro de efervescência do segmento, que conta com grande número de empreendedores dedicados à produção de geleias, a cidade de Lumiar (RJ), que fica próxima a Nova Friburgo.

Além de se dedicar ao aprendizado do processo de feitura de geleias e conservas, ela fez outros cursos complementares, como Panificação e Gastronomia Básica, no Senac, em São Paulo.

Como a produção das geleias depende muito da sazonalidade das frutas, atualmente, ela oferece nove sabores aos clientes e dá sugestões de como elas podem ser consumidas.

Ah, e para experimentar o produto sob encomenda, basta acionar a Mônica pelo WhatsApp (66) 9619-5454. O pote, com 250 g sai por R$ 15,00.

Confira as dicas:

Manga com Maracujá​

Sugestão de consumo: queijo, peixe, salada, iogurte, sorvete, cheesecake.

Laranja com Especiarias​

Sugestão de consumo: sorvete, panqueca, bolo de laranja, cheesecake, iogurte, queijo.

Abacaxi com Kiwi​

Sugestão de consumo: queijo, carne de porco, salada, panqueca, iogurte.

Maçã com Canela​

Sugestão de consumo: queijo, panqueca, pão-de-ló, sorvete, tapioca.

Kiwi​

Sugestão de consumo: queijo, salada, panqueca, sorvete, cheesecake.

Banana ao Rum​

Sugestão de consumo: queijo, panqueca, tapioca, iogurte, sorvete, pão-de-ló.

Banana com Chocolate​

Sugestão de consumo: panqueca, tapioca, bolo waffle, sorvete, queijo.

2 Limões ​

Sugestão de consumo: sanduíche, queijo, salada, cheesecake, mousse, sorvete

3 Pimentas

Sugestão de consumo: sanduíche, carne, queijo coalho, dadinho de tapioca, bolinho de arroz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes